terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Algo para meditarmos...


Um Prato de Arroz



"Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado.

Ele se vira para o chinês e pergunta:

- Desculpe-me, mas o senhor acha mesmo que o seu defunto virá comer o arroz?

E o chinês responde:

- Sim, geralmente na mesma hora em que o seu vem cheirar as flores!


Gostaria de saber como essa mensagem falou com você...

Compartilhe conosco, deixando seu comentário...



46 comentários:

Beatriz disse...

rsrs é como já dizia as minhas amigas,ado a ado cada um no seu quadrado!

paula disse...

"Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós..." Mateus 7.1-5

Camila Maieto disse...

Minha opinião também é semelhante a esse versículo de Mateus 7....cada um pensa de uma forma, tem uma fé. Portanto, temos que respeitar opiniões diferentes e não sair por ai julgando as pessoas.

Abraços

Orlanda de Souza disse...

bom fiquei pensando uns minutinhos eeee, pareme que entre eles queriam falar da sua tradição em cada pais. serã D. Nanda.srsrrs

vamos ver a resposta depois

Roberta disse...

Esse texto me fez pensar na fé que cada ser humano tem. Em como a fé existe dentro de cada um de nós, mas é manifesta de forma diferente.
Me fez lembrar daquela passagem em Romanos (Cap. 14) que fala que devemos acolher ao debil na fé e não julgar ou desprezar aquele que não tem fé como a minha, por exemplo.

Se o homem do texto crê que o seu defunto vai receber as flores, por que então julgar que o defunto do chinês não vai comer o arroz?

"Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente." Rom 14.5

Ingridy disse...

Muito interessante essa mensagem, ela me fez pensar nas vezes que queremos e achamos que só nós estamos certos que somos os donos da verdade, e no momento que nós nos deparamos com algo que foche nossa realidade, qual a nossa primeira reação? criticar. Temos que respeitar o espaço das pessoas, todos somos diferentes uns dos outros, as vezes vemos coisas que para nós não são certas e começamos a criticar e fazer pré-julgamentos na maioria das vezes de coisas que nem conhecemos.
" A fé que tem, tenha para ti mesmo" vivamos nossa fé sem olhar para as dos outros .
Que Deus abençoe a Senhora e toda sua família, e a cada uma que como eu acompanha diariamente esse blog.

Carolina Porto disse...

Essa "mensagem" me fez lembrar de uma vez em que o Bp, aqui do meu pais falou né, a pessoa leva flores quando as pessoas estao mortas, mais jamais deram uma flor quando elas eram vivas, isso me fez refletir mais ainda, devemos fazer as coisas ainda quando podemos, nao esperar morrer para dar um flor, ou dizer te amo para ai nòs dizermos eu tbm, esses dias recebe um email que falava um pouco disso, e tbm è claro nao podemos jugar ninguem para que nòs tbm nao venhamos ser julgados!

Neli disse...

mmmm...meta para el año 2010...estudiar Portugués!!!! no entendi nada, perdón.
Besitos

Anônimo disse...

Nossaaaaaa rsrsr!!
As vezes olhamos para as atitudes das pessoas sem perceber, e não vemos que estamos agindo igual a elas.
Como disse a amiga ai cada um no seu quadrado.


Nathalia Faria!

Anônimo disse...

Muitas pessoas se julgam donas da razao e acham que os outros sao os errados. Querem corrigir a todos, mas a si proprios nao corrigem. Pessoas preocupadas com a vida alheia e se esquecem da propria.

Melanie-São Cristovão disse...

Para mim esse texto quer mostrar que cada um tem que olhar para si, as vezes a pessoa quer criticar, julgar algo que outra está fazendo e não se dá conta que ela também faz.
"Como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?Hipócrita!Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para TIRAR o argueiro do olho de teu irmão" Mateus 7:4-5
Deixando claro que não é para tirar "trave" e então poder julgar quem tem e sim para ajudar os que tem a tirar.

Tamires Suelen disse...

Neli, si usted no puede entender el mensaje, estando en portugués .. entre este sitio y pegar el mensaje de D. Nanda y el lugar para ser traducido del español al portugués ... entonces se hace más fácil! Incluso escribió el texto que ... no sé si es completamente seguro, se puede entender! rsrsr

http://translate.google.com.br/#

Tamires Suelen disse...

Neli, entre neste site para vc traduzir as mensagens e entender melhor...

http://translate.google.com.br/ #

besos

Tamyres disse...

Um ofereceu arroz, crendo que alimentaria seu ente querido.
O outro ofereceu flores, como oferta ao seu ente querido.
O costume é oferecer flores ao defunto.
Todos sabem, mas tapam os olhos para a realidade, que o defunto apos a morte, nada pode fazer, receber ou sentir.
Mas diante daquela situação, ele mostrou ao que oferecera flores, que mesmo oferendo arroz ou qualquer outra coisa semelhante, nenhum defunto voltaria.
Alertou que ambos fizeram ofertas diferentes, porem, com a mesma intenção...
Não sei se dei para entender meu ponto de vista!!??

Bjos

elciane Rodrigues disse...

Muitas vezes a gente olha pra vida dos outros ou pras coisas que eles fazem e o pior, fazendo criticas, esquecendo que em muitas delas, nos fazemos igual ou pior. Sempre nos achando melhor que todos.
E como o velho ditado diz: `` Que quando apontamos um dedo pra o proximo, tem tres apontando pra nos e um para Deus``.
Sempre no caminho da Fe.
Elciane.

Valéria Oliveira disse...

A fé que tens, tens para ti mesmo.
Cada um na sua fé!

Tamires Suelen disse...

kkkk achei engraçado, pois nos faz pensar°°°né? Isso é quando uma pessoa quer saber da vida do outro, se o que levara flor não tivesse curiosidade em perguntar, não levaria tal resposta...Acho que a gente não tem ficar se metendo nas decisões e opiniões dos outros seja de membros, pastores, bispos, esposas etc... Acho que se a gente tem visto algo que achamos estranho ou que não achamos certo devemos orar por aquela pessoa, não interrogar, comentar sobre o assunto com outros, porque uma coisa que aprendi foi: "Nunca fazer os problemas dos outros motivo de comentário, e sim, motivo de oração!
Até porque cada um tem a sua fé, Abraão deu o seu filho como sacrifício, Elias clamou à Deus, Moisés usou a sua autoridade. Porque me desculpe mais muitas das vezes as pessoas julgam muito,se você não namora é pq não tem namorado, se tem namorado te cobram porque ainda não casou, se casa rápido é porque está indo na impolgação...isso que dei foi apenas um exemplo. Mais eu tenho certeza que quando a gente passar a se preocupar com a nossa vida, com as nossas coisas, nem teremos tempo para observar a vida dos outros!
Bjoo

Joana disse...

Concordo com a Valéria...
Uns tem fé pra comer carne e outros pra comer legumes. Ele quis dizer que o que ele estava fazendo era uma questão de fé que é algo pessoal. Pelo menos foi o que entendi. Beijos

Adriana disse...

BEM O QUE POSSO DIZER DESSA MENSAGEM . QUE ELA É BASTANTE SULTIL PARA PESSOAS QUE DEIXA DE OLHAR PARA A ASUA VIDA,PARA OLHAR AS DOS OUTROS.

E ISSO É UM MANIA QUE TODO MUNDO TEM.

E ISSO NOS FAZ REFLETIR BASTANTE
EM NOSSAS ATIDUDES

gil estrela disse...

è fácil ver os erros dos outros,mas e dificil olhar os nossos proprios erros."Hipócrita!tira primeiro a trave do teu olho e então ,verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

Sabrina Adriane Guimarães disse...

É olhar para si antes de olhar para o outro. Refletir se o que estamos fazendo tem realmente sentindo, ou se estamos sendo mais um na multidão.

E olhando nitidamente sem pensar muito, que não adianta fazer nada por alguém depois de morto. Que dê Jesus, arroz, flores, amor, carinho em vida, enquanto há tempo.
Fique com Jesus.

Luciana disse...

Oi!
Dona Nanda, creio que devemos respeitar as crenças de cada um.
Mas levar Cristo aos corações sofridos.
Tenho um irmão que é de outra igreja evangelica, ele me faz passar cada uma.
Outro dia ele pegou a biblia e começou a defrontar meu vizinho que tem uma outra religião.
Meu vizinho não pergunto nada a ele.
Eu evangelizo, falo de Jesus.

Mas nao pego minha biblia e ficou dizendo que a crença da pessoa errada.
Eu por elas, levei varias vizinhas minhas pra igreja, só convidando elas.

m disse...

Dona Nanda,

O outro estava questionando o porquê do arroz para o defunto, mas não estava olhando atitude similiar, ou seja, estava dando flores ao morto.

"Por que vês tu, pois, o argueiro no olho do teu irmão, e não vês a trave no teu olho? Ou como dizes a teu irmão: Deixa-me tirar-te do teu olho o argueiro, quando tens no teu uma trave? Hipócrita, tira primeira a trave do teu olho, e então verás como hás de tirar o argueiro do olho de teu irmão. (Mateus, 7: 3-5)

Beijos

Adrielly disse...

não se deve criticar a fé de ninguém,cada um tem seu modo de pensar e agir,e,antes de julgar deve-se olhar primeiro para si proprio.

kilder disse...

muito legal a mensagem! parabens.

Secretárias FJ disse...

Boa noite Dona Nanda, não costumo visitar o blog, mas trabalho com uma amiga (quase irmã), que acessa todos os dias e está no desafio... Ela sempre fala que ainda não viu resultados, mas eu vejo muitos, não apenas no corpo, mas na mente, está motivada, se arrumando mais, mais sorridente, mais bonita!!! Ela realmente está diferente! Tenho certeza que em breve vamos ver ela entrar na garrafa... Muito obrigada plo que tem feito por ela e todas nós... por causa dela estou bebendo mais água...rs!
Que Deus abençoe a senhora mais e mais... minha irmãzinha se chama Beatriz! Beijos!

Lindonede Cardoso disse...

No momento em que julgamos, já estamos sendo julgados. Quem é o Juiz? DEUS. A hipocrisia nos afasta do Reino de DEUS. D. Nanda se não for pedir muito, gostaria de ler seu comentário sobre este post, pois sei que aprenderei mais ainda. Beijos.

Nanda Bezerra disse...

Amanda, vc me deu ótimas notícias!

Primeiro, por estar visitando o blog e segundo, por estar vendo as mudanças na Beatriz...

Se ela diz que não vê mudanças mas vc vê, então não canse de dizer isso para ela, irá motivá-la ainda mais...

Nanda Bezerra disse...

Cada uma entendeu a mensagem do seu jeito, e não existe resposta certa ou errada, mas o meu entender foi parecido com o de algumas de vocês...

Já perceberam como temos essa tendência de reparar e criticar a vidas dos outros?

Como é fácil ver os erros das outras pessoas, mas tão difícil de detectar os nossos próprios erros?

Quando olhamos e criticamos o vizinho, estamos perdendo em todos os sentidos.

Quando olhamos para nós mesmas, encontramos, falhas e defeitos e a partir daí, lutamos para mudar e melhorar...

Com isso, ganhamos em todos os sentidos.

Ficamos melhores, mais maduras, mais cientes de nossas falhas e mais inclinadas a perdoar as falhas alheias...

Li vasconcelos disse...

bom eu só tenho algo a dizer que eu vi nesta mensagem foi o sujo falando do mal lavado, quer dizer não devemos criticar ninguém temos sim é que nos policiar, e cuidar cada um de sua vida...

Neli disse...

Gracias Tamires Suelen!!!!
Muito obrigado Tamires...kkkk

Thaís Alva disse...

As vezes falamos da atitude que alguém toma, pelo que nossos olhos vê, nos mostra.. Só que os mesmos olhos que veêm os outros fazendo, deixa de ser o mesmo para avaliar a si próprio.

Paully Santos disse...

Vejo essa historia como um exemplo da passagem biblica que se encontra no livro de Mt7:3-5.
"Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e , então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão."

Bjos: Paully Santos!

Camila Ribeiro disse...

Acho que isso nos faz pensar que do mesmo jeito que não gostamos que nos julguem não devemos julgar os outros!Cada um tem sua fé portanto sua opinião.

Marlenne disse...

Esta mensagem quer dizer que por mais que eles oferecam flores ou etc... a pessoa nao iria mais voltar e muito menos ver o que eles colocaram por isso que quando o chines respondeu aquilo ao outro homem era como se estivesse dizendo "por mais que eu ponha um prato de arroz e voce flores nao vai adiantar nada ele ja partiu na mesma, aqui é so o corpo e isto que estamos fazendo é somente uma demonstracao do quanto gostariamos de telo vivo!"

Unknown disse...

Eu acho que o cara das flores podia ter ido dormir sem essa...

Quem fala o que quer, escuta o que não quer!

Rosana disse...

Eu acho que esta mensagem quer dizer que depois que a pessoa morre, não adianta fazer mais nada por ela, pois o único que iria realmente comer o arroz e cheirar as flores seriam mesmo os passarinhos!!! Por isso temos que nos preocupar com nossa salvação e com as pessoas enquanto há tempo. Depois que morre, já era. Beijinhos.

AndréaNeves disse...

Há muito tempo que tenho o desejo de entrar no site da senhora!! Mas a correria e outras coisas não me permitiam. Mas agora que entrei posso dizer que não vou conseguir ficar mais sem acessá-lo muito bacana tudo que já li. Não dá vontade de parar!!Glorificado seja o nosso Senhor pela sua vida.

fabiane disse...

é não podemos tirar um cisco do olho de alguem se tem uma trave nos olhos de quem esta querendo ajudar , testemunho vale mais do que 1000, palavras, nossas atitudes revela no que somos e no que cremos.

Anônimo disse...

eu penso que nao e uma questao de fe,porque tanto um como o outro sabem muito bem que o defunto nao vira nem comer o arroz e nem cheirar as flores ,mas sim tradiçao onde se perde tempo a fazer algo so porque os outros fazem e porque fica bem aos olhos HUMANOS,

Andréa Duarte disse...

É, a gente costuma julgar os outros, ficar apontando dedo e não percebe que tem pelo menos 3 apontados pra nós mesmos... pois é, não sei onde, mas na bíblia fala sobre quem julga ao seu irmão a si mesmo se julga, porque estamos passíveis de cometermos as mesmas coisas que qualquer pessoa. Isso é sério, grave. Vigiemos sempre! Um abraço!

maryducas disse...

á fé que tens tenha para ti mesmo, cada um na sua fé, quem sou eu para dzer, se o que fulanos esta fazendo dara certo ou não, como posso apontar algo na vida de alguem, antes de olha a minha...muito bom o texto, e cá pra nós amei a resposta do chinês rsrs

Anônimo disse...

rsrs...
Como uma pessoa querida me ensinou
Para os erros alheios, temos olhos de lince; para os nossos, olhos de toupeira...

Anônimo disse...

muy interesante ,besos.

Unknown disse...

Concordo com a opinião da sra. Roberta.
Pra mim é sobre como a fé de cada um é diferente a outra.
O sujeito não deveria ter criticado o chinês por ele te fé para colocar arroz para o seu defunto, assim como o chinês não criticou o sujeito pela sua fé de colocar flores...A fé é algo individual e não cabe a ninguém julgar a do outro como certa ou errada, vai da fé de cada um!

cristina disse...

bem no momento hem que eu li pensei é engracado ,como o outro fico preocupado com o motivo que levava a quele homem coloca arroz no tumulo do outro ,ai eu parei para pensa , temos que cuida da nossa propria vida e não fica preocupado com a das outras pessoas temos que cuida de nós mesmos
um beijo dona que Deus abencoe muito a senhora