terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ela se faz de vítima...


Oi Dn. Nanda,

Eu gostaria da ajuda da senhora pois a minha situação é que minha mãe é obreira e eu não, porém eu me esforço para fazer as coisas, só que ela só sabe me criticar.  

Quando eu falo alguma coisa, ela começa a se fazer de vítima e me faz sentir a pior filha do mundo, pois se ela manda eu fazer 10 coisas e se eu faço 9 (por não ter dado tempo), ela sempre diz que eu não faço nada. Por causa disso eu fico muito chateada, pois o diabo usa muito isso contra mim, para me fazer sentir mal e pensar que eu não sou boa filha.

Poxa, ela só vê as coisas ruins. Parece que eu não tenho qualidade nenhuma, sem falar que ela deixa bem claro como ela não acredita em mim. Por favor me ajude, isso têm me prejudicado muito e o pior é que minha irmã também é obreira e o mesmo acontece com ela, só que ela consegue lidar com essa situação melhor do que eu, por favor me oriente.

Minha querida,


Uma boa pergunta... Quem está errada nessa situação?


Resposta: 


Estou somente ouvindo o seu lado e com certeza sua mãe também tem o lado dela. 
Ela tem suas razões sem dúvida alguma, só que na verdade você não está muito preocupada em entende-las, não é verdade?


No seu ponto de vista, ela está errada. No ponto de vista dela, você é a errada.


Uma coisa é certa amiga, sua mãe não quer o seu mal, ela te ama e se tem reclamado, com certeza tem seus motivos... certos ou errados, ela os têm...


E tem mais, talvez na sua opinião, você esteja dando o seu "melhor" em suas tarefas, mas para sua mãe aquilo não é bom o suficiente... Que tal então buscar ser ainda melhor??


Quem sabe das 10 coisas que ela te pediu, a única que você deixou de fazer, era a que ela mais queria que você fizesse?


Você diz que ela se faz de vítima... Me perdoe se você vai ficar triste com o que vou falar agora, mas acho que isso é um pouco de desrespeito e na realidade em todo seu email, você se faz de vítima também... Não é nada bom ouvir isso não é mesmo?


Fico imaginando suas atitudes, palavras e até mesmo expressão corporal diante da sua mãe... Você precisa respeita-la amiga.


Você não é uma filha ruim, esses pensamentos quem está colocando é o diabo e não sua mãe. 


Você apenas precisa rever suas atitudes e mudar, assim sua mãe vai mudar também, pode ter certeza!


Dicas:

  • Ajude ainda mais nas coisas de casa;
  • Faça coisas sem precisar que sua mãe fique pedindo;
  • Ao terminar de fazer algo, pergunte se está bom assim e se não estiver(sem cara feia), faça de novo até ficar do jeito que ela quer;
  • Converse com sua mãe, até mesmo sobre como têm se sentido;
  • Mesmo estando cansada, ajude nas coisas que ela precisa da sua ajuda, você não vai morrer não, pode ter certeza;
  • Procure entender sua mãe, pense nas responsabilidades e problemas que ela enfrenta e seja compreensiva;
  • Chame sua mãe para orar toda noite ou toda manhã com você;

Já era! Depois dessas dicas serem feitas, tudo vai mudar para a melhor!

Depois conte pra gente, tá?!





13 comentários:

Angelita disse...

Oi dona Nanda,
aaah que bom que a sra tem compartilhado conosco essas perguntas..
Essa particularmente me ajudou, ao meu ponto de vista o que faço em casa estava bom mas vi que minha mãe não está tão satisfeita como deveria, junto com as tarefinhas eu vou adquirir o hábito de orar com ela, tenho certeza que vai ajudar!!
Depois volto aqui e conto o que aconteceu..
Obrigada dona, Beijinhos

Essenziale disse...

Quantas vezes por pura imaturidade, ou por gostar de me fazer de vítima, vivi a mesma situação, não em intensidade, mas muito similar. Algo que poderei usar no meu ministério e sobretudo, na minha vida pessoal. Poxa, quantas vezes seremos vencidas pelo sentimento? O que se ganha com tudo isso? Está na hora de agir pela fé! Muito forte!!

Dayane disse...

Isso que ela passa é igual a minha História , só que minha mãe não é da Igreja , tenho uma irmã mais nova que tá no mundão, e meu tio .
Fiquei feliz quando eu li isso , realmente encontrei as respostas .
:*

Anônimo disse...

Poi é D. Nanda, eu tambem so via o lado ruim da minha mãe, agora resolvi fazer tudo o que ela manda e não manda, tento fazer o meu melhor, e esta dando resultado, ela esta diferente. Antes eu sentia muita pena de mim, chorava muito, e me fazia de vítima, porque eu tenho razão, por isto, aquilo, mas graças a Deus decidi não ser mas assim, peço a Deus que me ajude a mudar pois não quero sofrer no futuro....


Bjx D. Nanda
Que Deus abensoe a senhora e a sua família.

WILNA KELLY.........SÃO LUÍS/MA disse...

ARREBENTOU...
OBRIGADA POR TAMANHA DIREÇÃO D.NANDA.EU TAMBÉM SOFRI MUITO COM ESSA SITUAÇÃO,ATÉ ENTENDER QUE ERA O MAL QUE QUER DESTRUIR UMA COISA TÃO MARAVILHOSA:AMOR E RESPEITO DE MÃE E FILHA.E OUTRA ELA NÃO MENCIONA AS IDADES MAS TAMBÉM PODE SER QUE A MÃE DELA ESTEJA COM UMA DISFUNÇÃO HORMONAL MUITO COMUM EM DETERMINADA IDADE DA MULHER(MENOPAUSA),AÍ TEM QUE TER PACIÊNCIA MESMO.É O MÍNIMO QUE SE PODE FAZ POR ALGUÉM QUE TANTO JÁ SE SACRIFICOU POR NÓS...
OBS:MINHA MAMY É OBREIRA MAS TAMBÉM É UM SER HUMANO.VAI NA FÉ COM AMOR QUE JÁ ERA PARA O MAL.

Karla Vanessa disse...

Poxa, D. Nanda! Que orientação valiosa! Eu também já estive no lugar dessa jovem. Foi quando eu me dei conta que não deveria ouvir a voz do coração. Cansei de me fazer de vítima. E passei a olhar a minha mãe com outros olhos. Pois na verdade, ela pedia que eu fizesse as coisas em casa, porque pensava lá na frente! Hoje eu sou uma moça organizada, disciplinada, faço tudo e mais um pouco dentro de casa! Nos damos muito bem hoje! E a minha visão é de mudar cada vez mais para melhor!

Lúcia disse...

Realmente é muito difícil admitirmos que não estamos dando o nosso melhor, e que as pessoas estão certas em nos advertir. É bem mais fácil culparmos as outras pessoas, dá uma sensação boa que nos faz sentir melhores. Mas aqueles que ouvem uma exortação e acatam com humildade, Deus se agradará e aquele momento passageiro de vergonha, no futuro será motivo de uma boa lembrança, por causa dos frutos que ela gerou.

Adiusa disse...

Dna.Nanda isso tudo q foi dito neste post muitas meninas tem vivido e pensam exatamente assim, eu era uma, me lembro como tive problemas com a minha mãe justamente por achar q td q fazia tinha q estar bom, e quando já estava cansada de tantas reclamações e brigas com ela e vindo dela, eu me voltei para Deus e chorei, reclamei com Ele,briguei até com Ele, e foi ai que Ele com toda sua bondade me deu uma leve bronquinha e me mostrou tudo tão claro como água cristalina e vi que tinha tanto para mudar pedi perdão a minha mãe e começamos tudo de novo ,ainda temso mtas coisas opostas pois temso eprsonalidades fortes, mais hj eu qeuro agrada-la tanto quanto eu me preocupo em agradar a Deus, conversamos sobre tudo e oramos sempre juntas, Ela hoje me elogia em minhas tarefas e sempre diz para mim não me canso de dar beijinhos nesta filha q Deus me deu ! e isso só me faz orar ainda mais por ela, ela é uma mulher de Deus, guerreira e sempre esta ao emu aldo quando preciso, queria tanto q ela fosse obreira assim como a mãe desta moça com certeza seria mais benção ainda sobre o meu lar !! mais ainda sim o Senhor Jesus! Veio morar em minha casa assim como fez com Zaqueu !! OBS: esteja disposta mudar não vai ser facil , mais o Sr.Jesus nunca nos disse que seria !! =) na Fé bijinhoo

Giovana Akemi disse...

oi D. Nanda.... eu também muitas vezes pensava desta forma, sempre achava que a errada era minha mãe, mas quando passei a ver que o problema estava em mim, tudo mudou, e principalmente minha mãe viu que algo diferente estava acontecendo comigo. Graças dou a Deus por ter me ajudado a cada dia com as tarefas de minha casa.

Que Deus abençoe a senhora!!!

Genilda Silva disse...

Com todas estas dicas, tenho certeza que não só a mãe dela vai mudar de opinião como ela também vai mudar de atitude.

Anônimo disse...

Olá D. Nanda, tudo bem?
Eu gostaria que a senhora esclarecesse uma questão pra mim. Eu tenho uma amiga que observa um rapaz, mas eu sei coisas dele que não condizem com as atitudes de um homem de Deus, se eu contar pra ela estarei fazendo fofoca? Não quero que ela sofra, quero muito ajudá-la, mas não sei se é a coisa certa a fazer, me ajude por favor! Beijos e que Deus continue abençoando a vida da senhora e de seu esposo.

Anônimo disse...

Bom dona Nanda,
em relacao a pergunta que essa jovem fez a senhora. Eu tenho um testemunho parecido com asituacao dela. Quando eu morava com minha mae, eu tinha o mesmo problema, ela me repreendia e nao deixava eu sair com as amigas da igreja, por causa dos afazeres de casa. Pois ela dizia que nao estava bom, que isso que aquilo. E eu me chatiava com aquilo,com as palavras que ela sempre dizia. mas no fundo no fundo eu sabia que eu estava errada. Poxa, pensa bem se a nossa mae faz de tudo por nos quando bebê,crianca na adolescencia....e por ai vai, porque nao ajuda-la. Nada verdade, nos jovens temos que parar e pensar, dependemos delas,estamos dentro da casa delas,enfim cadê a submisao aos pais a obediencia. Eu acho que ha uma grande falta de temor para com os pais e mais velhos dependendo se de Deus ou nao mas entendir que mae e mae, Honra teu pai e tua mae e vos sera acrescendo anos de sua vida. foi o que aprendir.

Mariana disse...

Por muitas das vezes eu achei que ela estava errada sem me colocar no lugar dela e entender porque ela tomava certas atitudes. Muito Obrigada Dna Nanda, vou colocar em prática essas dicas que a senhora nos deu, e pela minha fé eu determino e creio na transformação da minha mãe, para a Glória de Deus.