segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Namoro... O que podemos fazer e o que não devemos fazer?



Desafio 37 para as solteiras

Claro que estou me referindo ao namoro cristão, pois somente os tementes a Deus tem a preocupação de não fazer nada que venha a desagradá-Lo.

Pois bem, no post anterior falamos da hora certa de começar a namorar.

Agora vamos falar para aquelas que já estão namorando...

Pode beijar na boca?

E beijo de novela, pode?

Pode abraçar?

Beijar na nuca?

E na orelha?

Antes de responder, gostaria que entendessem uma realidade.

Nós meninas (rs) somos muito diferentes dos rapazes e talvez você não faça a mínima idéia do quão diferente somos!

O homens são seres visuais e as mulheres são seres mais sentimentais, portanto, um beijinho na nuca para você pode ser algo inocente, mas para o rapaz, pode o fazer "subir pelas paredes".

O beijo de novela, daqueles que a língua de um parece que foi lá na guela do outro, onde a boca de um parece que vai engolir toda a face do outro, tão pouco é aconselhável, esses beijos devem ser para marido e mulher.

Me perdoem se pareço antiquada, mas creio ser o certo. Mas aí você pergunta...

"Nanda, então o que devemos fazer durante o namoro?"

Resposta:
  1. Conversem bastante, procurem conhecer um ao outro. Qualidades e defeitos.
  2. Saibam quais são os sonhos de cada um.
  3. Procure saber do relacionamento dele com a família.
  4. Qual o objetivo na vida de cada um.
  5. Os dois tem a mesma opinião com relação a ter filhos?
  6. Procure saber em que lugar Deus se encontra na vida do outro.
  7. Jantar fora
  8. Ir ao cinema ou qualquer outro lugar onde tenha outras pessoas, evitem estar sozinhos, mesmo que seja em casa de seus pais, se eles não estiverem, diga o adeus na porta de casa, não o convide para entrar.
Agora com relação ao toque, todo o cuidado é pouco, para que você não o leve a visualizar coisas erradas em sua mente. O rapaz pode ser de Deus, mas ele é carne e no fim das contas se ele cair em tentação, a culpa pode ser sua. Nunca se sente no meio das pernas dele ou no colo. Muito cuidado com os abraços, nada de "amaços".

Por isso, outra dica importante, é escolher a roupa que vai usar ao sair com ele, com muito cuidado. Evite decotes, roupas apertadas ou qualquer coisa que venha aguçar a imaginação dele.

Quer ter um bom guia de como se comportar?

Tarefa 37

"Toda vez que sair com ele, imagine que existe uma filmadora escondida filmando todos os seus movimentos e dele também... e que lá no sofá da sua casa, seu pai, sua mãe, sua avó e seu avô estão assistindo todos os movimentos de vocês... como se portariam sabendo que eles os estão assistindo? Pois bem, assim deve ser o seu namoro..."


45 comentários:

Anônimo disse...

Ta ligado Dona ,vamos vigiarrrrr o maximoooo...nao fazer nada que venha se arrepender depois...ter namoro guiado pelo Espirito Santo
abraçao
fer
na fé

Anônimo disse...

muito obrigada por essas orientações me ajudaram muito...
fale mais a esse respeito pois temos aprendido muito...as vezes fazemos coisas erradas não porque queremos e sim pq não sabemos...
obrigada...estou aprnedendo muito.

Alessandra disse...

Nossa arrebentou!!!

Adriana disse...

Dona Fernanda bom dia

É bom nós mulheres de Deus aprendermos como se comportar em um namoro espiritual sem malicia, porque por mas que apessoa seije de Deus devemos vigiar.
Dona Nanda eu não tenho namorado ainda mas já estou aprendendo para que futuramente eu possa fazer da maneira correta. O que a senhora escreveu é muito legal porq nos encina a ter um namoro de deus um namoro cristão e nada melhor doque asenhora para nos encinar cabe a nos alunos querer aprender

Que Deus abençoe asenhora mais e mais um beijão Dona Nanda

Anônimo disse...

Dona, nunca vi o tema ser tao dissecado e explicado desse forma. Simples e objetivo. Tambem achei bacana o tema da idade certa. Sei que a carne doi (e como!!!), mas estou terminando faculdade - faltam um pouco mais de 3 anos - e eu vou me arriscar??? de forma nenhuma!!!!
Obrigada!!!

Anônimo disse...

eu tenho 24 anos, mas sempre me dei super bem em questao de conversas ,atitudes e tudo com pessoas mais novas, tanto amigos qmto ao namoro. Nunca bateu meus pensamentos com pessoas da minha idade ou mais velhas.. mas na obra nao posso namorar alguém mais novo que eu, ja conversei com pessoas da minha idade ou mais velha mas nao deu sabe,nao sei oque fazer...

Caroline disse...

Muito bacana!
Estou amando os seus posts para as solteiras!!!
Quando eu começar a namorar vou saber o que fazer e o que não fazer!!
Muito obrigada por nos ajudar dna Nanda, seus posts são muito útil!

Beijoss

:-)

Maquiagens e Manias disse...

OI DNA NANDA!!!!!!GOSTEI MUITO DA MENSAGEN SOBRE O NAMORO EU TENHO 20 ANOS E ESTOU NA IGREJA DESDE OS 3 ANOS DE IDADE E FAZ 7 QUE ESTOU NA NAO OBRA E VAI FAZER 3 MESE QUE COMECEI A NAMORA!!! E TUDO QUE A CONTECE COMIGO E MEU NAMORADO PASSO PRA MINHA MAE E PERGUNTO SE E CORRETO POIS NINGUEM ME ORIENTO SOBRE TAL,FACO TUDO QUE APRENDE NA OBRA COM MINHAS AMIGAS OBREIRAS QUE JA NAMORARAM...E GOSTARIA QUE A SR COLOCASSE MAIS SOBRE NAMORA.HA ELE E MEU PRIMEIRO NAMORA POIS QUERO TER UMA VIDA RETA COM MEU SENHOR.PRA QDO CASAR E SER FELIZ!!ATE MAIS DEUS ABENCOE

Thais disse...

Boa dica...
as meninas que namoram esquecem de que seu namoro tem que ser para agradar a Deus e se agirem somente pelo sentimento lá na frente vão quebrar a cara.
bjinhos

Leide disse...

Puxa vida dn. Nanda...(rs) desculpe os risos!

Eu namoro, há 2 anos, eu e meu namorado já conversamos muito e além disso ele faz um trabalho em outro estado, nos falamos todos os dias, quando vamos nos ver é de tempos em tempos nem sabemos direito quando vai ser nosso próximo encontro!(rs)

Namoramos no claro, trocamos beijinhos, mas agora...(rs) me senti errada por fazer isso.

Sinceramente gostaria de uma orientação especial, vou ver amanhã o que a srª me aconselha.

No meu caso o que devo fazer nos nossos encontros...Abraço!

Nanda Bezerra disse...

Querida Leide, não é pecado os beijinhos, o negócio é não aprofundar muito para que não leve ao pecado entende?

Glenda disse...

Eu acho os conselhos da senhoa muito bons!

Mto bacana os posts para solteiras!

Deus abençoe mto a senhora!

Anônimo disse...

hahahaha Desculpa as risadas mas foi ótimo os conselhos, a parte da câmera escondida foi a melhor e realmente tem que ser assim, mas explicado impossível. Parece um pouco obvio, mas quando esta namorando as vezes a gente se deixa levar pelo sentimento, e eu tinha essa ilusão que o homem pensa igual a mulher, mas as vezes acontece alguma coisa sem importância para as mulheres os homens fazem um filme, queria ter ouvido alguns desse conselhos antes, mas nunca é tarde.
Abraços
Carol

Priscila disse...

ei de novo Dona Nanda....
O que a sra disse no finalzinho deste tema, que devemos imaginar que tem alguem nos vendo.... comigo sempre da certo....rsrs

Um grande abraço...
Na fé sempre...

Dijandira Ferreira disse...

Para muitas pessoas essas dicas podem parecer banais, mas as mulheres de Deus que querem se preservar até o casamento entende que é essencial. Não é bom tentar o homem porque além de ser de Deus eles são carne também e sentem desejos como qualquer outro. Beijos muito profundos e demorados é um perigo. É melhor vigiar antes que se sintam tentados pela carne.

Se agirmos com inteligência teremos um namoro puro e de acordo com a vontade de Deus, porém se não atentarmos para esses pequenos detalhes estaremos sujeitas a andar na carne.

Vamos nos esforçar e cuidar do nosso corpo que é morada do Espírito Santo. Vamos fazer somente o que convém no namoro, nos guardemos para um casamento feliz e abençoado. Tudo tem seu tempo, e no tempo do Senhor desfrutaremos das coisas apropriadas.

“E não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém” (Mateus 6:13).

Jeanine disse...

Ameei as dicas D. Nanda!
Muito claras e objetivas,agora é só vigiar e muito!
O cohecimnto nós temos agora só faz as vontades da carne quem realmente se deixar levar por ela!
Beijinhus na fé!

Luana Peruzzo disse...

tá certo dona Nanda! :-)
obrigada pelas dicas para as solteiras... com certeza ajudará a muitas e a mim tbm!
um grande abraçãoooo
Lu

Anônimo disse...

POR FAVOR !

FALE MAIS SOBRE O ASSUNTO

Me esclareceu muitas coisas!

RJ

Unknown disse...

Que perolas de orientacao!!!!!
A todas as solteiras deixo o maior apoio pra colocar esses ensinamentos em pratica porque quantas nao sao as jovens que gostariam de ouvir isso. Entao se voce ta namorando e quer ser feliz no seu casamento tai a orintacao.

Beijos Akira da Namibia

Jéssica Lopes disse...

Arrebentou Dona Nanda, concordo plenamente com esse post e com o post anterior, sempre tive essa visão de um namoro cristão. Infelismente não são tds que pensam assim, muitas vezes sou intitulada com "santinha" pelos meus colegas de obra. Mais to na fé e quando Deus me der um homem segundo a vontade dEle é assim que desejo que seja meu namoro. Obrigada seus post tem me ajudado muitissimoo...bjksss


ass: Jeh

Amiga disse...

D. Nanda e quando estamos orando com um rapaz que é de Deus, abraços, dar as mãos, beijinhos no rosto não são adequados?

nayara disse...

muito forte mesmo cada dia que passa aprendo mum poquinho mais.

Anônimo disse...

Nanda,
Conheci seu blog através do blog da Cris Cardoso. Amei!!!!!!! Interessante é q o último post dela foi sobre namoro/escolha... Deus direcionando tudo para o que eu e tantas outras jovens precisamos, visto que a escolha de quem devemos namorar e como deve ser esse namoro é muitoooo importante!
Parabéns, que Deus continue abençoando e usando-as para serem bênçãos em nossas vidas.

Iza disse...

Táh ligadissimo dona Nanda...tenho certeza absoluta que depois deste post tdas nos aprendemos e vigiaremos mais e mais!!!

Anônimo disse...

Não podemos nos deixar levar pelos sentimentos...falo isso por experiência própria...infelizmente no meu último namoro caí no pecado,e tudo depois passou a dar errado.
Graças a Deus, tive uma nova chance, me arrependi, mas agora a luta é muito maior, não é nada fácil, mas quando se quer ter uma comunhão com Deus nós conseguimos.A melhor coisa a se fazer é nunca ficar sozinhos.

Nanda Bezerra disse...

Amiga escreveu:

"D. Nanda e quando estamos orando com um rapaz que é de Deus, abraços, dar as mãos, beijinhos no rosto não são adequados?"

Resposta:

Querida Amiga, não sei se existe alguma regra com relação ao assunto, portanto, darei a minha opinião...

Na minha opinião, se vocês estão orando apenas, então, dar a mão, beijinho e abraçar me parece mais com um namoro... Ainda que seja beijinho no rosto, o fato de andar de mãos dadas já significa algo mais do que apenas orar.

Bom essa é a minha opinião, posso estar errada...

Roberta disse...

Concordo plenamente!

Temos que pedir a Deus sabedoria em tudo mesmo! Afinal, a vida sentimental é a segunda coisa mais importante da nossa vida.
Não vigiar nessa área é por em risco a primeira coisa mais importante: a salvação!

Anônimo disse...

Muito bacana, com relação a camera escondida (hehe',é algo que sempre penso, mas, no caso, não só no que as pessoas vão achar, mas principalmente Deus. Não tive muita orientação quanto ao assunto, ma s tenho certeza que este post da senhora só veio a me abençoar, e atodas nós, mais e mais!Seria uma oportunidade se sempre a senhora conseguisse expor mais opinioes sobre o assunto! O que me 'ajuda' também é sempre, no dia anterior de eu ver meu noivo, é dobrar meus joelhos e pedir ao E.S. que venha nos guardar, que venhamos nos conhecer pra que nenhuma decisão errada venha a ser tomada, que eu mostre o carater d'Ele através do meu falar,e do meu vestir. Sempre dá certo! Obrigada, Flavia/ São Paulo.

Amiga disse...

D. Nanda a senhora está corretissima sobre aquele assunto que perguntei-lhe de quando estamos orando etc..
Por favor eu gostaria de poder lhe enviar uma duvida q eu tenho pelo seu e-mail pois é algo muito pessoal.
A senhora já me passou o seu e-mail, mas acho que não tem entrado nele ...

Anônimo disse...

Dona Nanda graças a Deus a a senhora nos ajuda .... a partir de agora devo vigiar mais concerteza. ta ligadooo e muito obrigado.

Anônimo disse...

Dona Tenho algo a confessar, que meu namoro tem passado um pouco do ponto,e eu namoro a um ano e meio, sei que meu namoro é de Deus,e estamos planejando nos casar este ano ainda!! Mais as vezes extrapolamos. Não sei se tenho que tomar uma atitude drástica de terminar!!!Sei que foi Deus quem colocou ele no meu caminho, so tenho que vigiar mais!! Por favor me dê sua opnião !!!

Mila Namibia disse...

Iso é muito sério, por nao vigiar nesse sentido podemos em um minuto arriscar todo o nosso futuro. A espera pelo momento certo é bem mais segura e gratificante.

Barbara Julietty disse...

Ola!! dona Nanda essas orientaçoes mim ajudaram muito tenho 21 anos e nunca namorei essa é a minha primeira vez, e ele tambem ...mas atraves deste blog tenho aprendido muito, como devo agir, como devo ser...
Essas orientaçoes sao respostas que tenho pedido a Deus, pois nao gosto de ta falando a respeito com as pessoas.
Muito obrigada.
Que Deus o abençoe cada vez mais...

obs; fala mais a respeito , quero aprender mais.
na Fé!

Anônimo disse...

oi dona nanda, namora a praticamente dois anos, e no começo deixava-mos levar muito pelo sentimento, nossa aconteceu coisas muito graves e pedia-mos perdão a DEUS. mais sempre acontecia me sentia muito mal, por fazer aquilo dos beijos q a senhora falou sabia q era errado. agora ele trabalha e estuda muito e eu tambem só nos vemos finais de semana mesmo assim na igreja e ele me leva em casa e graças a DEUS por isso ñ temos tempo pra agir daquela forma por um lado é ruim mais por outro é ótimo. kkk que bom me sinto tão bem a senhora nem imagina... conversamos por telefone . tenho certeza q é de DEUS a gente vai casar e ser muito feliz, servir ao nosso amado DEUS ganhar muitas almas, por favor continue nos orientando! um bj e fica com DEUS. há ñ poderia esquecer de falar tenho 5 meses de obreira e pra mim ñ tem coisa melhor de que ter esse privilégio de servir ao nosso DEUS.

Anônimo disse...

oi dona nanda, namora a praticamente dois anos, e no começo deixava-mos levar muito pelo sentimento, nossa aconteceu coisas muito graves e pedia-mos perdão a DEUS. mais sempre acontecia me sentia muito mal, por fazer aquilo dos beijos q a senhora falou sabia q era errado. agora ele trabalha e estuda muito e eu tambem só nos vemos finais de semana mesmo assim na igreja e ele me leva em casa e graças a DEUS por isso ñ temos tempo pra agir daquela forma por um lado é ruim mais por outro é ótimo. kkk que bom me sinto tão bem a senhora nem imagina... conversamos por telefone . tenho certeza q é de DEUS a gente vai casar e ser muito feliz, servir ao nosso amado DEUS ganhar muitas almas, por favor continue nos orientando! um bj e fica com DEUS. há ñ poderia esquecer de falar tenho 5 meses de obreira e pra mim ñ tem coisa melhor de que ter esse privilégio de servir ao nosso DEUS.

Anônimo disse...

Olá Dona Nanda td bem???
Amei o post dá senhora e tenho esses conselhos como direção para minha vida....

Bom gostaria de uma orientação e achei ak a melhor forma de fazer isso.

Tenho 23 anos faço faculdade.... E estou gostando de um obreiro que e iburd e tem 21 anos, nos conversamos bastante e temos objetivos compatíveis com relação a obra de Deus e a visão de comportamento, caracter e atitudes.

Sabe Dona Nanda eu me rendi aos pés de Deus para saber se e da vontade dele e ele tem respondido as minha orações e me dado a direção.

Porém resolvi escrever esta mensagem pelo fato de que ouvimos muito a direção de não nos relacionarmos com pessoas mas novas e quero uma orientação em relação a isso, até q ponto devo analisar isso, sei q a obra de Deus tem restrições e a um tempo atrás ak no Brasil havia sido falado q todos os auxliares q a namorada era 2 anos mais velha q era para terminarem o namoro, hj não sabemos como está, e tb temos conciencia q para toda regra a suas excessões ou não...

Por favor me oriente nos gostamos, ele e maduro pela idade dele pois isso e algo q tenho observado mto por questão da idade...

Mas quero sua orientação...

Fk no aguardo ....

Deus a abençõe cada vez mais para nos dar sua direçaõ e nos ensonar obrigada por td deis de já.


Bjos Amiga

Andressa Antunes disse...

importante demais....

Anônimo disse...

esse namoro sim que e adequado para uma pessoa de deus,gostei,arrebentou...

neia disse...

Apesar dos desertos que passo,vivo isso todos os dias e sigo de fé em fé crendo que deus irá me honrar.

Lucas Pinheiro Silva disse...

Da lista de 8 coisas que você colocou, faço 7 com minhas amigas (só a 5ª fica de fora). Logo, todas minhas amigas são pretendentes à namoro?
E, sério, nem todos os homens são seres majoritariamente visuais - se bem que meus 9 graus de miopia não devm colaborar para eu não ligar muito para o visual XD
Mas a questão dos toques é totalmente acertada. O corpo é algo individual, sendo compartilhado TÃO-SOMENTE após o casamento.

Vanessa disse...

Poxa D. Nanda tou muito feliz pela sua orientação, nunca havia recebido algo sobre esse assunto de forma tão clara espero que a senhora continua a nos orientar de tal forma sobre esse assunto, é muito importante para quem é cristã e namora!

Na fé

Elaine Antunes disse...

Olha dona antes mesmo de começar a namorar eu sempre tive duvida sobre como namorar de uma forma que não desagradace a Deus, pois eu nunca tinha namorado antes, então quando li esta postagem nossa me abriu muito a mente foi otimo,agora que estou namorando faço exatamente o que a senhora ensinou procuro vigiar em tudo, e com isso a cada dia o meu namoro tem sido muito abençoado.
Que Deus abençoe a senhora sempre!
Bjus...
Elaine Antunes
Vitória ES

Anônimo disse...

Muito importante pra mim receber essas orientações.
Sabe, a gente se sente segura quando lê sobre o assunto com algum que sabe, que é de Deus, do espírito.
Que Deus abençoe a senhora muitíssimo.
Bjs.

Anônimo disse...

Dona Nanda, dê uma olhadina no meu blog, quero proporcionar um espaço legal de discussão e crescimento espiritual.
Bjs.

Unknown disse...

D.Nanda
obrigada pela dica sempre é bom apredender mais, tenho a certeza que vai ajudar muitas meninas assim como me ajudou.Na Fé