segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A Sabe Tudo.


Desafio 21 para as solteiras

Geralmente as frases dela começam com "Sabe".

Sabe quem é o novo pastor?

Sabe onde o fulano mora?

Sabe o que a fulana disse?

Sabe o que eu vi?

Sabe o que ouvi?

Sabe quem está lá?

Geralmente ela é aquela pessoa, que sabe de tudo que está acontecendo, não consegue guardar uma notícia que ouviu. Guardar um segredo então, imposs ível!

Se alguém te pergunta algo que você não saiba, imediatamente você a indica "Olha eu não sei, mas pergunta para a fulana que ela deve saber."

Ela está sempre por dentro de tudo que está acontecendo, não só na igreja dela, mas também nas outras, muitas vezes até em outros países e faz questão de mostrar que sabe de tudo.
Até gosta que as pessoas venham até ela para perguntar as coisas, mas tem somente uma coisa que ela não sabe...

Ela não é bem vista, tem a fama de fofoqueira, indiscreta e geralmente usada por todos para obter informaç ões.

Importante ressaltar que as informações que a "sabe tudo" possui não são informações construtivas, mas sempre com um fundo de "disse me disse".

Muitas vezes não tem a má intenção, se sente alegre de ter alguma utilidade. Gosta da atenção que recebe com tantas pessoas vindo até ela querendo saber das coisas.

Vamos abordar hoje alguns pontos para que não venhamos a ter uma fama de "fofoqueira" ou de "sabe tudo".

Tarefa 20

  • Evite espalhar notícias que você ouviu falar, do tipo:
  1. Ouvi dizer que vamos ter um novo pastor!
  2. Ouvi dizer que o bispo fulano vai mudar.
  3. Ouvi dizer que lá na igreja tal, está acontecendo isso.
  4. Ouvi dizer que o fulano gosta de você.
  5. Ouvi dizer que vai ter mudanças.
  • Se lhe informaram algo e não se trata de uma informação construtiva, não passe a diante. Se você achar que essa informação é algo que necessita de uma atitude, fale com alguém que possa resolver o problema e mais ninguém.
  • Quando alguém te confidenciar algo pessoal, não saia falando para outras pessoas. Geralmente você vai falar assim... "Se te contar uma coisa, promete que não conta para mais ninguém?" Isso não funciona, pode acreditar no que te digo.
  • Quando souber de uma fofoca "quente", esfria ela! Coloque no congelador, ou seja não conte para ninguém, a língua vai coçar, mas depois passa.
  • Quando for passar uma informação, sempre se pergunte: Essa informação, vai construir ou destruir? Vai adicionar ou subtrair? Vai ajudar ou não? Dependendo das respostas você saberá se deve passar adiante ou colocar no congelador.
A mulher discreta pratica isso... Quem é você? Discreta ou indiscreta.

19 comentários:

Unknown disse...

Dona Nanda não aparece aqui no meu computador essa mensagem de título "A sabe tudo."

Só aparece o título mesmo!
Queria ler!!

Um abração!

Beatriz disse...

rsrs Dn Nanda acho q o titulo tinha q ser curiosa, pq aqui tbm nao aparece nada e estou curiosa para que a sr. explique o motivo!!!
bju

Dijandira Ferreira disse...

Acho que a mensagem é o titulo mesmo. Já diz tudo.

Existem tantas pessoas que pensam em saber tudo que não aceitam ouvir outras opniões. Não é humilde em reconhecer o erro, nem aceita idéias diferentes da sua,mesmo que esteja errado. Afinal, nunca pensa em está errado, é o sabe tudo. Pessoas assim são complicadas, movidas por seu próprio orgulho perde a oportunidade de ser abençoado.

A maior razão da queda de Lucfer foi o orgulho; e todas as vezes que o ser humano é orgulhoso Deus deixa cair para que aprenda a ser humilde.

Carla Anastacio disse...

Olá Dona Nanda, eu acho que o texto sumiu...pois para mim ele não aparece.
bjs

Nanda Bezerra disse...

Meninas dei muita risada com os seus comentários!!!
Estava ainda começando a escrever esse post, quando apertei algo e ele foi publicado, ainda não havia acabado e tive que ir para a reunião, vou finalizar agora e em alguns minutos já vou postar...

Djandira, até que vc me deu uma boa idéia, mas passou longe...rs

Beijocas

Sabrina Monte disse...

Nossa D.Nanda, domigo passado fui almoçar apos a reunião da manha com algumas obreiras, e tinha uma sabe tudo dessa no meio, gente ela não parava um minuto de falar de alfinetar alguem, eu queria ter falado algo pra ela se tocar, mas não tenho amizade com ela, e até sou "vitima" das alfinetadas dela.. rsrsr fiquei sem jeito.. mas eu nuca vi aquilo, impressionante ...
Sou sua fã viu D. Nanda,quando eu crescer quero ser igaul a senhora.. rss.
Bjuuss!!

Leide Possidonio disse...

É VERDADE DN. NANDA, UM DIA JÁ FIZ ISSO COM UMA AMIGA, QUE FEIO!

ME PERGUNTARAM ALGO E IMEDIATAMENTE CITEI:"PERGUNTA PRA FULANA, ELA DEVE SABER!"
DITO E CERTO, ELA SABIA!

APRENDI A SER DISCRETA A PARTIR DAQUELE DIA EM QUE VI MINHA AMIGA SENDO 'USADA', E PENSEI COMIGO MESMA: NÃO QUERO SER USADA COMO SE USA UM JORNAL, LÊ TIRA DÚVIDAS E SE É JOGADO FORA!

QUE LEGAL FOI MUITO BOM ESSE POST!

Orlanda disse...

Puxa D. Nanda estou aprendendo de mais, não só aprendendo mais colocando em prática.Muito obrigada pelo post. Um abração!

Anônimo disse...

Resumindo tudo, manter a boca fechada, lembre-se as palavras têm mais poder do que as bombas atômicas....

m disse...

Olá Dona Nanda!

Uma coisa que aprendi desde que conheci o Sr. Jesus foi guarda as confidências que as pessoas fazem a mim, acho ridículo revelar algo particular das pessoas principalmente quando se refere a atendimento.

Lembro de uma vez que me contaram algo que me coçou a língua para falar, fui repreendida pelo próprio Espírito Santo que me disse: " Você vai entrar numa fria se falar, cuidado, depois não fale que não te avisei" Dona Nanda, só faltei costurar a boca rsrsrs

Nunca mais esqueci dessa repreensão! rsrsrs


Amei o post e com certeza falou muito mais muito comigo!

Beijão

Paully Santos disse...

Olha D.Nanda de fato essas mensagens tem feito em amadurecer muito; Desde o primeiro desafio venho colocando tudo em pratica e essa então....
Que Deus continue usando a senhora para abrir os nossos olhos; principalmente em relação as coisas que não consideramos "nada de mais"
Bjos: www.paullysantos.blogspot.com

Fer disse...

Tb venho agradecer D.por esse desafio, tb tenho praticado...tem me ajudado bastante...como pessoa...espiritualmente,na obra...tenho dados bons frutos...
abraçaooooooooooooo
na fé

Anônimo disse...

muito forte vou colocar em pratica a parti de hoje!
por que as vezes queremos mesmo sem má imtemçao querer ser asabe tudu!

Denise Gouveia disse...

é D.Nanda...conheço varias assim...umas ate vao acresentando a cada pessoa que conta seus casos...axo isso uma falta de discriçao..uma pessoa assim nao é por nada confiavel!

rayane disse...

gosteii muito d.nanda desta msg,Deus te abencoe muito...bjssss

flordecacto disse...

A realidade total!!!!

Valéria Oliveira disse...

Dn. Nanda, cadê a senhora? Estou com saudades da suas postagens.
Um abraço bem forte.
Valéria Oliveira
São Paulo/SP

Andra Cardoso disse...

É VERDADE DONA NANDA !!!
JA VI MUITO ISSO AQUI MESMO NA MINHA IURD...BJSSS

Unknown disse...

Ah isso é verdade!
Tenho horror à fofoca e disse me disse, mas muitas vezes me pego hiper curiosa para saber das novidades... Isso é falta de discrição, vou procurar trabalhar esse meu lado "curioso-indiscreto"
bjocas ^^