quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tic-Tac do Relógio Biológico

Desafio 11 para as solteiras

Hoje vou abordar um assunto muito importante que mais parece um tabu.

Sei que será assunto polêmico e que muitos discordarão da minha opinião, mas se na realidade colocarem as emoções de lado irão entender…

Outro dia destes, precisei ir ao médico. Chegando, ele começou com aquelas perguntinhas de sempre…

Qual a sua idade? 36 anos

Fuma? Não

Bebe? Não

Usa drogas? Não

Tem filhos? Não, eu e meu esposo optamos por não ter filhos.

Gente, vocês precisavam ver a cara do médico! Ele começou a fazer mais perguntas com relação a isso e ainda assim parecia completamente chocado! Não conseguia aceitar essa escolha…

Ele não é o único. Para todos que menciono isso, parece que viro um ser de outro planeta para aquela pessoa.

Eu até entendo essas reações, mas o que as pessoas não parecem entender, são as minhas razões!

Talvez, para você solteira, desesperada para encontrar alguém e casar, por causa da pressão do relógio biológico isso seja algo que você gostaria de considerar…

Casei com 24 anos e meu esposo tem a mesma idade que eu.

Um ano depois decidimos que não iríamos ter filhos. Foi uma decisão totalmente racional, sem nenhuma emoção envolvida. Não é que não gostamos de criança, gente, eu e meu marido somos loucos por elas.

Eu não tive relógio biológico me pressionando, foi uma decisão minha e do meu marido, o fato de vivermos uma vida de entrega total àquilo que fazemos também contou, não queríamos nos dividir nem fazer com que uma criança tivesse que sacrificar por algo que foi uma escolha nossa e muitos outros fatores…

Já se passaram 12 anos desde a nossa decisão e não poderia estar mais feliz!

Ter filhos parece ser mais que um sonho para muitas mulheres, é uma necessidade, como se fosse algo, que se faltar, ela nunca será feliz e completa!

Isso não é verdade e sou prova disso!

Mulheres que não podem ter filhos, se sentem inferiores, como pode?

Elas tentam de tudo! Inseminação artificial, barriga de aluguel, etc.

Vejam a realidade, olhem para o mundo em que vivemos hoje, tanta podridão!

Pedofilia para todos os lados! Pessoas que tem filhos, precisam estar fazendo de suas casas prisões confortáveis, pois o medo de algo tão horrendo acontecer é demais! Mas isso não é o suficiente, e quando o abuso acontece dentro de casa?

Se a criança brinca na porta de casa pode ser sequestrada ou atingida por uma bala perdida!

E os casos tão comuns de crianças que crescem para se tornarem adolescentes tão rebeldes que tem a coragem de matar seus próprios pais!!!?

Na minha visão aqui não é mais um bom lugar de se viver!

Então te pergunto, qual a necessidade de arriscar colocar mais uma vida nesse mundo tão podre e nojento?

Somente para satisfazer um desejo seu? Para aplacar a cobrança de familiares?

Não seriam estas, razões um pouco egoístas?

Vocês acham que as coisas irão melhorar? De jeito nenhum, a bíblia já prevê tudo isso… É o amor se esfriando de quase todos.

Lembrem-se ainda que seja um bebezinho lindo… ele cresce! E quando crescer, não existe nenhuma garantia de que aquela pessoa irá escolher os caminhos de Deus! Ainda que sejam filhos de bispos ou pastores!

Portanto amiga, se você tem se sentido pressionada por essa razão. Veja por esse lado também.

Veja bem, se você quer ter filhos, tudo bem não estou tentando mudar a sua cabeça e nem te recrimino, essa é uma decisão bem pessoal. Apenas acho que é necessário abrirmos a nossa mente e procurarmos ver as coisas de um outro ângulo. E esse é o ângulo pelo qual enxergo.

Tarefa 11

“Medite sobre esse assunto, sem emoções envolvidas, quem sabe não era aquilo que você precisava ouvir…”

35 comentários:

Roberta Lopes disse...

Oi Dna Nanda!
Concordo plenamente com a senhora! Sempre pensei em tudo quanto a sra explanou neste post e por isso também decidi não ter filhos.
Inclusive, quando iniciei meu relacionamento com meu namorado e futuro marido, deixei claro, desde o início, essa minha decisão, ou seja, para continuarmos o relacionamento ele teria que concordar comigo ou nem começaríamos. É uma decisão muito séria, eu sei! Mas já faz muito anos que estou decidida e nunca titubiei.
E também tem o fato de querermos nos entregar por inteiro nessa obra!

Um grande beijo!

Fanny Cardoso disse...

Taligado, dona nanda arrebento..

Anônimo disse...

Dn. Nanda,
Não faço a obra no Altar, mas, concordo plenamente, sou casada a 1 ano e meu marido concorda com este pensamento.Amo as crinças, elas são fofas, um doce, mas não permanecem puras e inocentes, elas crescem e tem diante de si a opção de escolher o ceu o inferno.
Não existe nenhuma garantia de que ela optara em servir ao Criador.
Então opto em cuidar das que já vieram a este mundo, que jaz do maligno.
ADOÇÃO É UMA BOA OPÇÃO!
Um forte abraço!

Anônimo disse...

Concordo com a senhora, chega a ser um pouco egoista da parte de muitas mulheres querer ter filho para realizar um desejo pessoal, hoje vivemos em um mundo em que as trevas predominam e as coiss não tendem a melhorar!!!
Essas crianças não pediram para viver nesse nosso mundo, não é justo com elas!!!

Fer disse...

Concordo com a Senhora...o mundo em que estamos vivendo...e o q esta por vir...
melhor nao seria colocar mais alguem nesse mundo p sofre...estamos nessa fé...

Elaine Santos disse...

Olá dona Nanda, eu tenho esse mesmo pensamento, estou casada há 9 anos e meu marido e eu decidimos não ter filhos pelos mesmos motivos. E é bem o que a senhora falou, quando eu falo para as pessoas sobre essa nossa decisão muitos não entendem e acham que porque estamos casados temos que ter filhos (como se nós tivessemos casados para ter filhos). Mas a realidade é que não da mais para ficar colocando filhos neste mundo, fizemos esta escolha antes do nosso casamento e cada ano que passa mais certeza eu tenho dessa nossa escolha, até porque minha vida é para servir a Deus.

Dayanni da Silva disse...

olá!!
Concordo com a senhora e tbm penso assim,muitas pessoas acham bonito ser mãe,e é sim!!Mas deixam de pensar que é um alma e futuramente aquela criança poderá ir para o céu ou inferno.Isso é muito sério!!!

Anônimo disse...

Puxa vida, a srª usou o mesmo pensamento que eu!!!Pensava que era a única que pensava desse jeito pois quando comentava o por quê que não queria ter filhos, meu Deus ... Minha amigas logo começam a zoar dizendo que eu era negativa ou coisa do tipo!!!

Gostei!

Mareângela Santos disse...

dona nanda, eu concordo em partes...
... Porquê a gente vive pela fé, sei que é fé inteligente, mas mesmo assim fé!
Esta certo que este mundo é podre e nojento e que não é e nem será um lugar bom de se viver, e concordo que se tivessemos que escolher o melhor é não ter filhos, ou não ter mais filhos.

...Mas existe uma garantia sim, de que nossos filhos serão de Deus, não somente as "garantias" mas as promessas de Deus nos garante!

É uma questão de fé e vida com Deus!

Será que se a pessoa for realmente nascida de Deus, tem intimidade, comunhão, tem vida mesmo com Deus; será que Deus vai deixar que seus filhos biologicos se percam, e aonde que ficam as promessa:

"em ti serão abençoadas todas as descendencias"
"Crê no Senhor Jesus e será salva tu e a tua casa"
"Tua mulher no interior da tua casa será como a videira frutifera, e teus filhos como rebentos da oliveira"
"A mulher sábia edifica sua casa"

Eu embora tenho a opção de não ter filhos, não concordo que não há garantia. Se a pessoa os quiser ter, 1º deve ter vida com Deus, fé, e buscar em Deus educar seus filhos. E eles com certeza serão homens e mulheres de Deus para continuar essa obra que Deus nos tem dado!

Bjos desculpe alguma coisa.

Anônimo disse...

Sempre que falo no meu trabalho que não quero ter filhos por conta da podridão q está o mundo, todo mundo tenta me convencer de quão maravilhoso é ser mãe. Imagino q sim msm, mas nao suportaria a dor de tolir a liberdade de uma criança por conta de tantas maldades q vemos por aí. Pessoas que teoricamente poderíamos confiar como professores e até msm familiares estão fazendo mal as nossas crianças. Muito bacana esse seu post!

Unknown disse...

Queria comentar sobre esse assunto, porque um pastor falou para mim uma coisa que fez muito sentido. Se eu estou querendo sair deste mundo, como é que eu vou querer trazer uma pessoa a este mundo?

Agora, eu sim queria ter filhos, mais eu decidi sacrificar este desejo tão egoista para algo melhor. Se algum dia eu decidir ter filhos, pode ter certeza que adotaria, porque assim estaria ajudando a uma criança com amor e carinho que ja vive neste mundo.

Antonio Oliveira disse...

Oi d. Nanda, concordo plenamente, sou casada 6 anos tenho 1 filho de 3 anos, e paramos por äí.Não é facil criar filhos, não no sentido material e alimentacao, sim formar homem e mulher de Deus.Sou feliz com meu marido e meu filho, mas o mundo esta tao podre, e não tem jeito, mãe se preocupa mesmo.É uma alma para cuidar. Para quem deseja ter filhos tem que estar consciente disso.

Anônimo disse...

É D. Nanda eu não discordo nem um pouco do que a senhora aborda aqui neste pos. Ter filhos é maravilhoso, mais depois veêm as consecuencias. Eu e meu marido tb optamos em não ter filhos, desição nossa!!! no principio parece td lindo...depois quando nasce ai é que se verão as coidas do geito que são, por isso D. Nanda eu concordo com a senhora, tem tantas crianças sofrendo no mundo pra quê colocar mais uma, pra sofrer tb, ou então futuramnte se entregar nas garras de satanas...enfim Deus sabe o que faz.um beijão as solteiras e pensem no assunto. É mesmo de se refletir.

Nanda Bezerra disse...

Querida Mareangela,

Creio que irei abordar esse assunto em um post no futuro.

Muito cuidado com as interpretações!

Uma das razão de não ter toda minha família convertida ainda é pelo fato de que Deus nos dá o livre arbítrio!

Veja bem respeito sua opinião, mas creio que vc esteja equivocada.

Muitos filhos de pessoas que vivem uma vida reta com Deus, escolhem caminhos diferentes.

Até mesmo filhos dos servos de Deus, pessoas que servem no altar!

Também pensava assim como vc um tempo atrás, mas hoje vejo de forma diferente.

Cada indivíduo tem algo muito precioso que Deus deu... Livre arbítrio!
Podemos orar para que as escolhas deles venham a ser voltadas para Deus, mas como a decisão está nas mãos deles, Deus não vai obrigá-los, assim como não te obrigou não é mesmo?

Por isso digo que não existe garantia...

Se não acredita em mim, olhe ao seu redor e veja quantos filhos de pessoas de Deus estão no mesmo caminho...

Se fosse assim tão fácil, eu nem precisaria lutar pela minha família, pois a promessa é "Crê no Senhor Jesus e será salva tu e a tua casa" Tão fácil seria heim?

Na realidade amiga, sua família pode ser salva vendo o seu testemunho, através das suas orações e ainda se escolherem esse caminho!

"Em ti serão abençoadas todas as descendências"
Veja bem, o termo é "abençoadas", pode ser de várias formas...

Espero que tenha clarificado...

Nanda Bezerra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Dona Nanda, quando mais nova eu amava loucamente um garoto, ficamos dos meus 14 aos meus 27 junto, tudo que eu queria era ter um filho com ele, ter a cara dele, mais graças a DEUS isso não aconteceu, pois hoje não estamos mais junto e seria mais um filho de pais separados, assim como eu fui, hoje tenho 33 anos e não penso em ter filho, pelo mesmo motivo que a Sra.mancionou...esse mundo jas do maligno, pra que colocar mais uma alma em risco!!!
Bjs e DEUS abençoe grandemente a Sra.

Anônimo disse...

Oh my goodness, my thoughts exactly! I recently had a discussion with a cousin of mine, who is also Christian. She thought it was selfish of me to not want children (I am 30, single, LOVE kids, but I never had the desire to actually have them) and that my future husband would not want to have children either. That just about killed her. She doesn't understand our faith so I didn't feel too bad about it. But still, even my pastor was surprised I didn't want children! He said I should! I would rather have children in the faith. So I still have to defend myself no matter where I am!

Anônimo disse...

Eu concordo plenamente com a senhora!

Eu tenho 18 anos, nao tenho e nem nunca tive um namorado. Eu gostaria de fzr a obra de Deus no altar, mas seja qual for o lugar que Deus queira me usar mais eu ja me decide em relação ao filhos... Eu nao quero ter filhos. Eu amo muito mesmo crianças, mas se for para ter um filho, so se for adotado.
Deus abençoe!

Anônimo disse...

é verdade o que a D. Nanda disse a cerca do livre arbitrio mareangela.

Porque se fosse assim, nao teria acontecido o que aconteceu com os filhos de davi...olha salomão que depois foi idolatra... A biblia esta cheia destes exemplos.

Na fé.

Li vasconcelos disse...

EU CONCORDO TAMBÉM MAS É UM DIREITO DO CASAL DECIDIR, EU CONHECI UMA OBREIRA QUE NÃO QUERIA MAS SEU MARIDO QUERIA MUITO E CHEGOU FICAR REVOLTADO COM A DECISÃO DELA, FORAM PARAR NA SALA DO PASTOR POIS PASSOU A SER MOTIVO DE BRIGAS,POR ISSO É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS DOIS TEM QUE DECIDIR, UMA VEZ QUE CASAMOS SOMOS UM,SE É SÁBIA VAI ORAR PARA QUE SEU ESPOSO MUDE DE OPINIÃO...

Bru disse...

Oi Dona Nanda

Meu esposo e eu casamos a pouco também, e sinceramente não sentimos vontade de ter filhos, por esses mesmos motivos que a sra descreveu, mas cada vez que tocam nesse assunto quando estamos com os familiares, é só "avós" de cara feia, mas sinceramente não nos afeta, porque esses mesmos "avós" esquecem os problemas que tem e ja tiveram por ter filhos... É lógico que uma probabilidade, pode ser um ótimo filho, como pode ser opior, por via das dúvida estamos bem assim....

Amo muito a sra e gosto muito do seu blog, acho q ele deveria ter uma cor mais clarinha.


Beijooos admiro-á.

Anônimo disse...

Concordo em todos os sentidos...
So de pensar em colocar mais uma alma neste mundo me da ate agonia.
A gente se mata tanto pra ajudar a salvar as almas, e colocar mais uma no mundo para sofrer a mesma coisa pra que?
bjus
Carol

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graziele disse...

Dona isso acontece mto comigo,penso exatamente igual a senhora apesar de ser louca por crianças acho que nao podemos colocar alguem no mundo para sofrer.Outro dia conversando com minha mae e algumas amiga( que nao sao da IURD) elas acharam isso um absurdo e minha mae ainda disse que eu nunca seria uma mulher realizada, pois uma mulher só se realiza ao ser mae.Porem tenho uma fé bewm definida e quando casar sera com esse pensamento.Obrigada por compartilha sua experiência conosco pois eh legal ver que outros pontos de vista sobre o assunto
Na fé!

Anônimo disse...

E dna Nanda, o que acontece qd vc não quer (por todos os motivos que a sra citou) e o seu esposo quer?

Li vasconcelos disse...

É D. NANDA EU TENHO LUTADO CONTRA ESSE DESEJO DE SER MÃE,MEU LADO RACIONAL DIZ NÃO,MAS MEU AMOR POR TER UMA CRIATURINHA COM SEUS TRAÇOS E DO ESPOSO TAMBÉM, É QUASE IRRESISTÍVEL, POIS ALI É MATERIALIZADO O FRUTO DE UM AMOR,MAS QUANDO OLHO PARA OS PORÉM, VEJO NÃO COMO EGOÍSMO POIS TODOS TEMOS O DIREITO DE SONHAR E LUTAR POR ISSO,EU ATÉ JÁ TENTEI TER UM MAS NÃO VEIO, ACABEI TENDO UM ABORTO ESPONTÂNEO.
SEI QUE DEUS PERMITIU ISSO, ESTOU TENTANDO RENUNCIAR ESSE DESEJO, POIS SEI DAS CONSEQUÊNCIAS, MAS NÃO VOU MENTIR, É UM SONHO GRITANTE,QUE TENTO DOMINAR, TENHO ORADO PEDINDO A DEUS FORÇAS PARA NÃO AGIR PELO SENTIMENTO...

Anônimo disse...

Dna Fernanda,

Por favor, responda a pergunta amiga anonima acima...tmb tenho a mesma dúvida.O que fazer qd seu esposo sonha com um filho e vc não?

Nanda Bezerra disse...

Amigas Anônimas,

Vejam bem se vc não quer, mas seu marido quer é um impasse que deveria ter sido abordado e resolvido antes do casamento.

Agora a única coisa que vocês podem fazer é tentar conversar e expor suas razões e tentarem entrar em algum acordo, mas se ele bater o pé que quer, então você vai precisar decidir...

Nanda Bezerra disse...

Querida Li, sei que não é fácil, pra mim também foi assim, foi mesmo um sacrifício...

Anônimo disse...

Vc fala pq não tem filhos.Os meus 2 são bençãos na minha vida.O meu casamento só melhorou !!Sou casada há 30 felizes anos e meus filhos sào parte fundamental dessa longa e prazerosa caminhada.Essa é realmente uma decisão pessoal,temos que estar preparadas e com o casamento consolidado'mas qd vc vê aqules olhos te olhando não tem preço.Minha filha está grávida e ela e o marido estão radiantes,fui fazer um ultrassom com ela e continuo vendo os mesmos olhos me olando...Ter filhos é uma bêenção e não um fardo...mas quem não tem não sabe...

Alexandra Silva disse...

Olá Dona Nanda!!! Nossa isso acontece comigo tb, qdo falo para meus amigos e meus colegas de trabalho parece que soud e outro planeta, fora isso eles querem meio que me obrigar a ter filhos, msm eu falando que não, amo criança, mas não quero ter, como a sra relatou aqui não é um bom lugar para se viver!!!!

Nadir Fernanda disse...

A sra disse algo importante, o fato de ser filho de Pr ou Bp não significa q serão como seus pais afinal de contas eles decidiram seguir por este caminho mas seus filhos não...embora todos os ensinamentos e o proprio testemunhos dos pais as vezes essas crianças nem assim se converte ao Deus vivo...é um risco!

*Dani* disse...

Olá D. Nanda concordo plenamente com o que a senhora disse!
Hoje em dia todas as mulheres que decidem não ter filhos são vistas como "não normais" como se tivessem algum tipo de problema.
Cabe a cada mulher fazer essa escolha, eu sou da mesma opinião que a senhora. Eu amo crianças e sei que estabeleço relação com elas muito facilmente, mas optei por não querer ter filhos.
Partilho o sonho de servir a Deus, esse é um motivo, mas penso que como a senhora disse esse mundo está cheio de coisas ruins. Para que serve colocar mais uma pessoa no mundo, quando já existem tantas crianças que precisem de alguém que as ame e lhes dê carinho!
Como disse anteriormente cabe a cada mulher decidir, por isso como é óbvio concordo que existam mulheres que querem ter filhos, mas acho que se tomarem essa decisão não deve ser porque o relógio biológico está a dar horas ou porque não são completas, porque não é uma criança que as vai completar e sim uma mudança nos seus interiores!

Que Deus a continue a usar para nos ajudar!
Seja a benção!

Anônimo disse...

Dna Nanda penso exatamente assim! Acho que mesmo que nós nos esforcemos pra criar uma criança no caminho de Deus, um dia ela mesma irá tomar as suas próprias decisões. E ainda mais, muitas pessoas pensam que por serem de Deus, nada de ruim irá acontecer consigo e com seus filho, e por isso não vigiam. Mesmo que eu busque por um filho meu ou um parente, aquilo que ele plantar colherá, não ha como evitar isso! Hoje em dia vejo muitas mães se culpando pelo que os filhos se tornaram. Conheço uma senhora que decidiu "deixar a vida a levar" porque a filha de apenas 14 anos está gravida. Ela diz que fez de tudo pela filha, para evitar isso. Mas se sente fracassada, inutil. Nós que somos da fé sabemos qual o rumo que este mundo vai tomar, intão para que trazer uma criança tão inocente para ver todas essas atrosidades que nós esperam? Parabéns pelo artigo! Deus a abençõe cada dia mais!

Letícia Guimarães disse...

olaaa D. Nanda
sou solteira e concordo plenamente com a senhora, não sirvo a Deus no altar, mas sei que com relação a este mundo a tendência é só piorar. Quando amigos me perguntam quantos filhos pretendo ter e dou minha resposta que nenhum, eles ficam horrorizados e não entendem o motivo, por que eles são emocionais e idealizam um lindo bebezinho que irá ser bonitinho, engraçadinho e puro para sempre, mas a criança cresce e conhece o que o mundo tem a lhe oferecer, é a hora em que ela escolhe qual caminho seguir. Não se trata de um sonho ter filho e sim de uma responsabilidade muito séria, e este mundo é muito podre para mim colocar mais uma alma...

Por isso que eu quero casar com homem de Deus que tenha o mesmo pensamento que eu, para que não haja conflito no futuro.
Isso é algo que as solteiras devem se atentar e usar o período do namoro para se conhecerem melhor e saber se os dois tem a mesma opinião em relação ao futuro.

D. Nanda gosto muito da senhora e sempre leio seus posts. Em relação a esse assunto é bom saber que tem pessoas que também tem a mesma opinião.
E SE AS PESSOAS ACHAM QUE SOMOS DE OUTRO PLANETA, QUE BOM!!!!. POIS REALMENTE NÃO PERTENCEMOS A ESTE MUNDO!!!


Na FÉ