sábado, 30 de janeiro de 2010

Você sabe a hora certa de começar a namorar?

Desafio 36 para as solteiras

Estava conversando com meu marido esses dias e ele mencionou algo muito interessante...

Sabe quando o jovem cristão deve iniciar um namoro?

Quando os dois já tem condições de casar.

Pois é pensem comigo. Vamos pintar um cenário...

Uma jovem de 15 anos que está séria com Deus.

Qual a razão dela iniciar um namoro com um rapaz da mesma idade e mesma fé, claro, ou até mesmo mais velho, se ambos ainda não tem condições de casar?

Digamos que o rapaz tenha 20 anos, mora com os pais e está estudando...
Seus estudos vão terminar em 3, 4 ou 5 anos! Só depois disso ele vai poder começar a trabalhar e se preparar para o casamento.

Então eu pergunto...

Pra quê namorar por tanto tempo?

Namoros longos, só aumentam a ansiedade e o perigo de caírem em pecado.

O namoro cristão não é como os namoros do mundo, que muitas vezes são tão longos e não tem nenhuma diferença entre o casamento.

A jovem que tem um coração voltado para as coisas de Deus, sabe que ela deve se preservar e namoros muito longos são também muito perigosos.

Vamos então criar um outro cenário...

Você é uma jovem um pouco mais velha, entre seus 25 e 30 anos e já está pronta para casar.

Será que é sábio se envolver com um rapaz que ainda não está pronto e ficar mais uns 5 anos de namoro?

Está aí algo a mais para vocês pensarem...

Lembrem-se o namoro cristão é para que os dois se conheçam um pouco melhor, para que se conheça um pouco mais o caráter e planos para o futuro que cada um possui.

Você só deve iniciar um namoro com alguém que você acredita ser a pessoa certa e que esteja pronto para casar, no caso de você já estar pronta, claro.

Vejo meninas, perdendo um tempo precioso em namoros tão longos, quando está na cara que não vai dar em nada, a não ser decepção.

Tarefa 36

"Sejam sábias meninas, namoro é um passo antes do casamento... Se pergunte o seguinte:
Ao iniciar esse namoro, estou a 1 passo ou 1000 antes do casamento?
Se não estiver a 1 passo do casamento, é melhor esperar..."

Muitas de vocês vão pensar assim...

"Mas ele é de Deus para mim, e se eu não o aceitar agora e o perder?"

Resposta:

Se você o perder, é porque ele não era de Deus para você.







PS: Gostaria muito de ouvir suas opiniões a respeito deste tema.



147 comentários:

Diane Keuly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathalia disse...

Ta ligado essa é a minha Fé

Nathalia disse...

Ta Ligado
concordo plenamente!!


Essa é a minha Fé..

Anônimo disse...

Ta Ligado!

Concordo plenamente!

Essa é a minha Fé!


Nathalia Faria

Anônimo disse...

Ta Ligado!

Concordo plenamente!

Essa é a minha Fé!


Nathalia Faria

Anônimo disse...

hahahaha
Dona deculpa se tiver diversos comentarios ai...

Pensei que estava dando erro depois que vi que tinha moderador!!

Marlenne disse...

Gostei muito sobre o que a sra falou. Por acaso nunca havia pensando dessa forma e agora lendo esse post faz muito sentido porque por vezes ficamos ate nos perguntando a DEUS porque ele ainda nao nos indicou a pessoa certa e ele sopra para nos que ainda nao e o tempo certo mas muitas de nos prefirimos nao dar ouvidos ao que DEUS fala, nao de proposito, mas fingimos nao ouvir na esperanca de que nao seja verdade, mas isso so acaba virando ansiedade que tem um terrivel poder de sugar nossas forcas para manter-nos pacientes com DEUS. Para aquelas que mantem a espera em DEUS pela pessoa certa tal como eu, devem ter exatamente em mente qual objectivo a alcancar(porque ha aquelas que nao querem um marido e sim, um namorado e por vezes nem se dao conta disso, mas suas atitudes mostram), nada se faz as pressas, DEUS esta nos moldando ainda para ter maturidade para receber a nossa futura alma gemea e acredito que do outro lado deve acontecer o mesmo com "ela!"

Adriana disse...

D. Nanda como eu adimiro asenhora
o que a senhora escreveu é coisa mas certa de si dizer

olha eu tenho 25 anos e me encantei com um pastor de 24 comecei a orar pedi a
Deus uma direção que ele me mostrase
se ele era ,mesmo apessoa certa pra mim e Deus me revelou percebi que, só no fato dele ser 1 ano mas novo doque eu já era um cinal de Deus. ele não era pra mim as suas atitudes eram um pouco infantis depois de um tempo ele foi embora
eu só sei de uma coisa que Deus sabe o que é melhor para os seus filhos a mulher de Deus ela ora e sabe esperar.

um grande abraço pra senhora

Anônimo disse...

Tive uma esperiência péssima por conta de um namora que pela ansiedade aceitei viver,com 29 anos e "certa" de que ele era de Deus pra mim começamos a namorar,após os primeiros meses ele se mostrou imaturo e suas intenções de uma vida a dois pareciam apenas um sonho para mim.Fiquei 6 meses nessa situação,parece pouco né?! Não,é muito quando se trata de estar fazendo a coisa errada. Mas aprendi que nada pode ser feito com ansiedade,sei que muitas dirão "isso é obvio,qualquer mulher de Deus sabe" por falta de humildade e por falar isso pra mim mesma eu aceitei namorar alguém que não era a escolha de Deus pra mim e vocês sabem agora,voltar ao ponto zero e além de ouvir obedecer as orientações do Espirito Santo.

Raysa disse...

É verdade D.nanda
concordo plenamente
eu ja estou com 19 anos e nunca namorei,a minha familia exigee muito,me critica demais,ainda tem as varias armadilhas do diabo que me oferece no mundo,eu era modelo e na minha profissao era muito cantada,mais ate hoje estou firme,fui batizada com o Espirito Santo a pouco tempo e nao vai ser um simples homem que vai me fazer perde-LO!!
Vou esperar
mesmo que demore,ate quando eu estiver pronta para casar!!
bjsss
que Deus continue nos abençoando

Marlenne disse...

Gostei muito sobre o que a sra falou. Por acaso nunca havia pensando dessa forma e agora lendo esse post faz muito sentido porque por vezes ficamos ate nos perguntando a DEUS porque ele ainda nao nos indicou a pessoa certa e ele sopra para nos que ainda nao e o tempo certo mas muitas de nos prefirimos nao dar ouvidos ao que DEUS fala, nao de proposito, mas fingimos nao ouvir na esperanca de que nao seja verdade, mas isso so acaba virando ansiedade que tem um terrivel poder de sugar nossas forcas para manter-nos pacientes com DEUS. Para aquelas que mantem a espera em DEUS pela pessoa certa tal como eu, devem ter exatamente em mente qual objectivo a alcancar(porque a aquelas que nao querem um marido e sim, um namorado e por vezes nem se dao conta disso, mas suas atitudes mostram), nada se faz as pressas, DEUS esta nos moldando ainda para ter maturidade para receber a nossa futura alma gemea e acredito que do outro lado deve acontecer o mesmo com "ela!"

Unknown disse...

Concordo com cada palavra Dona Nanda , devemos esperar em Deus, e se for a vontade D'ele. Cedo ou tarde, ficarão juntos. Além do mais, o que é mais precioso? Um relacionamento ou a sua salvação? Obrigada por nos ajudar a cada dia, a sermos mulheres virtuosas e assim, grandes jovens de Deus :) Deus abençoe a sra !

Cricelia disse...

Olá D. Nanda meu nome é Cricelia tenho 18 anos sou de Goiania Brasil é isso relmente é verdade não podemos começar um namoro se não estivermos preparada falo isso por experiencia propria um obreiro na minha igreja mim chamou para orar mas como iria orar com ele se não estava preparada primeiro que ele nem está trabalhando como poderiamos começar um relacionamento e parece que ele é uma pessoa que não se preucupa com nada eu prefiro esperar em Deus se estiver errada D.Nanda por favor mim corrige uma abração bem forte e muito obrigado pelas mensagens elas tem mim ajudado muito.

Erica disse...

Ola D. Nanda, é a mais pura realidade o que a Sra. disse, eu tive que aprender isso com um pouco de dor, namorei 4 meses um rapaz que era evangelista 10 anos mais velho que eu, porém que não tinha condições para casar, e demorou para eu perceber que não ia dar nada,ainda bem que não fiquei presa a isso a mais tempo, Deus soube como nos mostrar que não ia dar certo.

Anônimo disse...

É verdade Dna Nanda sabe essa mensagem mexeu muito comigo, Deus usou a sr muito, Parabéns, agora pensarei muito bem antes de querer namorar alguem
Na fé ^.^

Tauana Santos

Mila Namibia disse...

Antes de mais nada gostaria de saudar a sra dna fernanda, dizer que estou no meu quinto dia do love dare, nao está a ser facil porem edificante e já vejo mudanças no meu casamento e creio que daqui só vai melhorar. Quanto ao tema da hora certa pra namorar eu gostaria de acrescentar que gostar nao quer dizer namorar,é certo que já na adolescencia as vezes temos sentimentos por alguém mas pra namorar precisamos esperar o tempo certo. Acredito também que namoro significa conhecer alguém nao se entregar pra alguém pra futuramente nos casar .

Anônimo disse...

Realmente, tudo que é de Deus não importa quanto tempo podemos esperar, nada nos impedirá de obter aquilo que Deus nos prometeu.

Unknown disse...

Confesso D. Nanda que fiquei curiosa em ler seu post e hoje, já que namoro há dois anos e quase três meses apesar de ter apenas 16 anos. Muitas dúvidas vieram à minha mente durante esse tempo, porém antes e começarmos a namorar tanto eu como meu namorado oramos muito. Nosso início foi de uma forma orientada e correta, tivemos a bênção do pastor que faz a Terapia do Amor aqui no estado e temos nos mantido firmes em nossa Fé. Ambos desejamos nos casar e lutaremos para termos condições o quanto antes possível. Lutamos pelo nosso namoro, mas focamos principalmente a vida espiritual, pois é nosso Sustento e sabemos que Deus nos escolheu para ficarmos juntos. Pode parecer que estou "puxando a sardinha pra minha brasa", mas vejo isso quando um precisa da ajuda do outro e encontra, quando passamos por dificuldades e Deus usa um ao outro para ajudar, as vezes com mensagens dos bispos e esposas, as vezes com uma passagem da Bíblia e outras Deus fala através da própria pessoa. Temos nos mantido firmes e permaneceremos assim, pois nosso maior objetivo é a Salvação.

Na Fé,

Juliane :)

Jeanine disse...

Tá ligado D. Nanda!
Quando a pessoa é mesmo quem Deus preparou para cada uma de nós,pode passar o tempo que for,pode estar do outro lado do mundo,mas nós não vamos perdê-lo porque o próprio Deus está o guardando para nós e no momento certo Ele vai entregar essa bênção em nossas mãos!

'Agrada-te do Senhor e Ele satisfará aos desejos do teu coração...'

Beijinnus na fé!

Camille disse...

Dona Nanda, concordo com a senhora!
Estava conversando isso com uma amiga hoje mesmo. Muitas meninas se iludem e perdem tempo namorando rapazes que sabem que não estão preparados para casar e ainda argumentam assim: "ele tem 20 anos, não vamos casar agora, mas namoramos pela fé" . A palavra de Deus adverte que a fé deve ser inteligente não emocional. Este é um assunto para se refletir e meditar, afinal, sua vida sentimental é a segunda coisa mais importante depois da sua vida espiritual. na fé.

Dayanni da Silva disse...

olá dªNanda!
É verdade,o cristão não pode namorar muito tempo,já tive vários exemplos bons e tbm ruins.Namorar por namorar não vale a pena,falo por experiência própria,o namoro é um pulo para o casamento e é muiito importante,pois é nesse periodo que vc conhece um pouco da pessoa que futuramente estará ao seu lado, e por isso não pode ser qualquer um, tem que ser aquele revelado por Deus,para então ser completa e feliz.
Por isso eu aprendi a esperar em Deus e namorar na hora certa.
bjuss e que Deus continue abençoando e usando a senhora!!!

Camila Lima disse...

Dn. Nanda, a senhora tem toda razão.
Antes de conhecer o Nosso Senhor Jesus, namorava um rapaz, mas pelo fato de estarmos andando por caminhos diferentes não estava dando certo, as conversas não eram as mesmas, os pensamentos eram diferentes, e a visão do futuro então, nem se fala...foi quando percebi que esse namoro, se continuasse, poderia minar a minha fé, então decidi terminar e disse pra ele: "se você for a pessoa certa pra mim, e eu pra você, Deus vai nos preparar e num futuro por vir Ele nos unirá novamente. Se for da vontade Dele, iremos nos encontrar lá na frente. Pronto, coloquei um ponto final na história, e deixei tudo nas mãos de Deus. Resultado: Deus colocou um homem de Deus no meu caminho, e não demorou muito para que isso acontecesse. Ele preparou o melhor. Tudo aconteceu na hora certa, no tempo certo, sem ansiedade. No primeiro dia em que o vi, tive a certeza que seria ele, em quatro meses de namoro já podia dizer que estava pronta pra casar...e com 1 ano e meio de namoro nos casamos...Desejo que todas essas jovens obedeçam a voz de Deus, pois só assim elas serão verdadeiramente felizes.
Detalhe: quando digo sem andiedade, é porque eu não estava a procura de um namorado, nem queria casar com um humem de Deus só pra ser feliz, dentro de mim só habitava o de desejo de Serví-Lo...

Unknown disse...

Dnª Concerteza Tudo Isso Que Foi Dito é Verdade!Devemos Esperar Em Deus e Não Se Preocupar...Pois Os Planso De Deus Se Cumprirão No Tempo Certo Em Nossas Vidas...Vou Ser Sicera Pra Senhora,Antes De Ler Este Post Eu Estava Me Preocupando Muito Com Isso...Sendo Que Só Tenho 16 Anos...Depois De Ler Eu Percebi Que Não Preciso Ter Pressa e Que Devo Me Dar Pra Deus ao Máximo e Deixar Que Ele Venha Preparar a Pessoa Certa!Que Deus Abençõe Muito a Senhora e Seu Ministério..Suas Dicas Tem Me Ajudado Muito!

Bjs e Fique Com Deus!

Anônimo disse...

OLÁ D NANDA
EU CONCORDO SIM COM A OPINIÃO DA SR. MAIS EU GOSTARIA QU EA SR. FALASSE MAIS UM POUCO SOBRE ESSE ASSUNTO. E UMA PERGUNTA.

E AQUELAS QUE ESTÃO PREPARADAS MAS AINDA NÃO TEM NEM PRETENDENTE? PORQUE DEUS NÃO AS ABENÇOA?

Alessandra Cristina disse...

Olá Dona Nanda, eu tenho 14 anos e moro em Manaus-AM.
Eu penso assim também, eu penso em namorar uma pessoa que seja já o meu futuro esposo. Não quero ficar me envolvendo com ninguém, para depois ficar falando:

"Ah, eu já namorei aquele ali, já fui noiva daquele!"

Eu penso em ESTUDAR, crescer com Deus, fazer um monte de coisas...Porque quando estamos envolvidos com alguma pessoa, a gente deixa um pouco de lado os focos que antes existiam na mente!

Eu sei que se eu conhecer alguém esse ano e eu começar a namorar, vai durar MUIIIIIIIIITO, porque afinal, eu só tenho 14 ANOS e não tem cabimento eu casar agora !

ps.: E quanto a questão de perder a suposta pessoa de Deus p/ ela que antes namorava, nós podemos até ficar separados por um longo tempo e até esquecer a outra pessoa, mas se Deus fez um para o outro, vai dar CERTO no futuro!

Beijos para a senhora!
Deus abençoe a senhora e toda sua família e que TUDO possa dar CERTO para a sua vida!

Juliane disse...

OLÁ DONA NANDA...

A CADA DESAFIO QUE A SENHORA POSTA AS SOLTEIRAS EU APRENDO MAIS E MAIS..

BOM COM RELAÇÃO A ESTE EU CONCORDO COM A SENHORA PÁRA QUE PERDER TEMPO NAMORANDO..

SE ESTÁ PREPARADA PARA CASAR ENTÃO NAMORE...

SE AINDA NÃO ESTIVER USE ESSE TEMPO QUE SERIA DESTINADO AO NAMORO PARA SERVIR MAIS A DEUS..

POIS NA PALAVRA DE DEUS ESTÁ ESCRITO: " SOLTEIROS CUIDE DAS COISAS DO SEU SENHOR"

NA FÉ JULIANE

Cristiane disse...

Olá, este assunto é muito importante e essecial para aquelas que querem agradar á Deus e conservar seu coraçao puro,nos dias de hoje vejo várias meninas que não são atentas, temos que orar e procurar o rapaz certo, sim , mas o diabo também quer encontrar alguém! mas não o homem certo.
Tenho 20, há 12 anos estou na Igreja e aguardo em meu coração um conselho de Pastor que muito me ensinou:"... faça a vontade de Deus e na hora certa Deus trará para você o homem certo deixe Ele agir".Um Grande Beijo e que Deus lhe Abençoe ricamente!!

Unknown disse...

Isso dona, para ambos se casarem ,creio q tenham que ter objetivos parecidos,se de fato e de verdade,nao ir por titulo como muitas fazem...
algo muito importante é extrutura financeira,nao é pq querem se casar, se gostam, mas tem q ter condiçoes financeiras tb...p se manteirem...so amor,amor nao enche a barriga...
td tem que ser bem planejado...
procure alguem q tenha fé,q crescerem juntos,tenham objetivos compativeis...uma mesma visão...que vc goste fisicamente tb,afinal te completa...seja homem de carater de Deus...
nao aja com coraçao..mas com a fé inteligente.
abraçao a todas.
obra Fernanda

Mônyka disse...

REALMENTE É BEM COMPLICADO ISSO.....ACREDITO QUE O MEDO DE PERDER É QUE NOS FAZ NEM PENSAR EM CONSEQUENÇIAS POSTERIORES....PENSAMOS QUE SE DEIXAR ESSE ESCAPAR QUEM VIRÁ?????POIS É TANTAS OBREIRAS SOLTEIRAS E POR TERMINAREM UM NAMORO COM UM RAPAZ E NÃO VEIO + OUTRAS OPORTUNIDADES....HÁ QUEM DIGA QUE TERMINOU E APAREÇERAM OUTROS.....MAS NA GRANDE MAIORIA NÃO VEIO + ......

Maria de Fátima disse...

Olá Dna Nanda Bezerra, sempre que posso acompanho as msg no seu blog. Tenho 33 ans sou divorciada e tenho 2 filhas. Aqui sempre leio msg muito importantes, mas confesso que esta foi das mais sábias que já li, e que também precisava mesmo de ler meditando nela faz todo o sentido, muito obrigada.

Mayra disse...

Oi dnª Nanda, primeiro eu quero parabeniza-la por seu blog, está realmente lindo e confesso que depois que comecei a acompanhá-lo tem me ajudado muito (acompanho desde um pouco antes que a senhora começou o desafio das casadas e segui alguns posts mesmo sendo solteira).

Mas com relação a esse post, realmente achei muito interessante e sábio, pois sempre pensei dessa forma, tenho 19anos e no momento apenas estudo e quando falo pra algumas pessoas que não quero namorar agora, apesar de as vezes fazer falta, acham que sou atrasada ou não tenho compromisso, sendo que a única coisa que quero é ser verdadeiramente feliz em todos os sentidos e não ter que casar e viver a vida de muitas mulheres que não souberam planejar.

Gosto muito da senhora!!!

Que Deus a abençõe muitooo, a srª e seu esposo!

Anônimo disse...

Achei muito sábia as palavras da Senhora....mas quando o jovem faz a obra como pastor , como a jovem vai saber a hora certa de começar a namorar?

iohana disse...

ola dna Nanda!
gostaria de primeiramente parabenizar seu blog, conheci atraves do blog da dna Cristiane Cardoso, e depois daquele dia sou leitora assidua, se nao leio parece q me falta alguma coisa no meu dia rss...
entao...hoje lendo sua postagem vi que se encaixou perfeitamente comigo. Quando comecei a ler seu blog foi justamente no momento q tinha terminado um namoro de quase 3 anos,estava sofrendo muito,pois comecei a namorar com 16 anos, mais nao tinha pretençao nenhuma de casar em seguida, entao se passaram 3 anos(tempo durante namoro e oraçao)...e vi que nao iria me casar tao cedo, devido a ele querer primeiro fazer sua faculdade, quer dizer, esperar mais uns 4 anos...foi aí que ha 7 meses atras tomei a decisao mais dificil da minha vida, terminei o namoro, nao quiz mais levar aquela situaçao adiante, onde eu sabia q nao chegaria a lugar nenhum. Como a senhora falou, o namoro cristao nao pode demorar muito tempo...hoje aprendi graças a Deus...e depois disso me entreguei realmente ao Senhor Jesus e hoje estou muito bem, e na certeza q no momento certo, no tempo de Deus Ele me mostrará a pessoa certa para minha vida.

Que Deus abençoe a Senhora mais e mais...
beijinhus

Anônimo disse...

Olá D. Nanda
Também concordo com a senhora que as jovens novinhas não devem iniciar um namoro muito cedo...
Pq na realidade não tem condições de casar... daí fica namorando anos e anos....e corre o risco de caírem em pecado.
É melhor esperar a hora certa pq casamento não é brincadeira....
Já vi até muitas amigas que até casaram cedo demais.. só que não deu certo....E hoje até abandonaram a fé...
Beijos

Unknown disse...

Isso é verdade.
às vezes queremos dar ouvido ao pensamento e esquecemos do mais importante.
Muito obrigada por ter postado isso, eu estava prcisando disso pra poder pensar mais, se é a hora certa ou não.
Que Deus abençoe a senhora e a todos desse blog.
Na fé.

Unknown disse...

Isso é verdade.
às vezes queremos dar ouvido ao pensamento e esquecemos do mais importante.
Muito obrigada por ter postado isso, eu estava prcisando disso pra poder pensar mais, se é a hora certa ou não.
Que Deus abençoe a senhora e a todos desse blog.
Na fé.

Thais disse...

Oi dona Nanda...
já sou casada, mais vejo o quanto é importante passar essa mensagem para as jovens da minha igreja (Pestana- Osasco - SP).
Obrigada pela orientação dada de maneira simples e direta.
Deus abençõe e parabéns pelo blog...gosto muito da senhora e da dona Cristiane...
beijos

Núbia Onara disse...

Eu sempre tive essa mentalidade. Sempre vi muitas meninas novas querendo namorar pra não ficar só (?!) O namoro do cristão tem uma dimensão diferente de qualquer outro. É claro que você não começa um namoro na obrigação de casar com aquele, não, mas o objetivo deve sim ser o de conhecer melhor para num futuro próximo se unirem em casamento. Muitas chegam a se casar nessa euforia e pouco tempo depois vem os problemas. Hoje estou com 27 anos e só comecei a pensar em casamento aos 25 e com muita cautela, porque eu já levo a cruz que cabe a mim levar, pra ter também que levar a cruz de uma escolha errada, arreda!
Muitos até ficam fazendo aquela velha ironia "vai ficar pra titia hein". Mas, eu fico com a palavra maravilhosa que um dia ouvi do Bp. Clodomir "Não importa o tempo, quando Deus fizer acontecer você vai aproveitar e ter a mesma alegria do primeiro momento em que desejou isso." Enquanto isso aproveito as vantagens de estar solteira pra viver experiências com Deus. Projetos que eu sei que quando me casar não serão mais pra mim [não da mesma forma que agora estando solteira].
Um forte abraço

http://vidadesolteiracrista.blogspot.com

Anônimo disse...

Esse tema por muito tempo me deixou pensativa, eu estou apaixonada por um rapaz de 20 anos e por enquanto não tem a mesma fé que eu, por um ano evitei ter algum relacionamento com ele, mas no começo desse ano decidi começar a namorar com ele, decidi agir, ir só e agir porque descobri que amo verdadeiramente ele e não podia ficar nessa dúvida! posso falar o que penso? muitas pessoas na igreja ficam esperando ou em dúvida se aquilo é de Deus ou não, se é da vontade dele, e as pessoas do mundo? elas tem essa mesma dúvida? não, elas agem! Senhores não me interpletem mal, não estou dizendo para agirem no impulso ou coisa do tipo, mas se aquilo não for de Deus ela se tornará pela tua fé, usem de sabedoria e busquem a Deus ele dirá o que você deve fazer, a vida de cada um é diferente, não há regra para se viver só o direcionamento dele, por isso busquem a direção dele e de mais ninguem.

Anônimo disse...

De fato, a senhora está coerentemente certa! Sempre pensei desta maneira, porém devo obedecer meus pais: apenas estudo! mas eles mesmos sabem que a qualque momento pode ser o que o casamento aconteça! Além do mais, entrei muito nova de obreira, optei por servir a Deus intensamente,sem preocupar-me com a vida sentimental, e ele honrou! Um abraço, Flavia.

Natassia Souza disse...

Bom, eu passei a minha vida toda entrando de um relacionamento pro outro... e nunca encontrava a tal felicidade que lia nos livros de romance... so tive relacionamentos pertubados (tbm, eu nem acreditava em Deus...) e que me fizeram perder mto tempo e sofrer... hj, estou com 27 anos e agora vou esperar que Deus escolha a dedo alguem para mim, pois eu nunca soube escolher... sempre falo pras meninas no grupo jovem aki, que se eu tivesse a orientacao que eu tenho hj, ha 10 anos atras, teria evitado MTO sofrimento e tempo perdido... ESPERAR EH SEMPRE O MELHOR! Acho q falei mto.. rs
Abracos... Deus abencoe a sra!

nathalia disse...

eu concordo plenamente com a senhora, pois namoro cristão é diferente dos namoros do mundo, e tem que se visar o altar. Fazer planos e tudo o mais, pois penso que se demorar muito pode-se dar brecha ao pecado. bom é a minha opinião...

Anônimo disse...

Dna Nanda, eu acho que que nem sempre é assim... A pessoas tem que saber esperar em DEUS mais não necessariamente ficar até 25 ou 30 anos esperando ter tudo para namorar e imediatamente casar.

E também a pessoa ter menos de 25 anos não impede em nada de trabalhar para ter sua própria casa! Pelo menos aqui no Brasil a maioria dos que estudam também trabalham!

E se a pessoa realmente tiver temor a DEUS não é porque namora á 4 ou 5 anos que vai pecar, minha irmã namora com um homem á 3 anos e ela não caiu na tenação, pois quando a pessoa realmente é temente a DEUS ela tem força para não cair em tentação...

Bom eu penso assim.

Anônimo disse...

Adoreiii o post novo d.Fernanda...
A senhora é muito usada por Deus!
Arrebentouuu, que o Sr.Jesus possa falar com cada menina que ler esse post...Beijinhus

perolas disse...

muito bacana , quando tive uma decepção Deus me mostro esse pensamento a uns 2 anos atrás e desde então estou na fé ,procurando trabalho tendo ideias para crescer financeiramente , buscando a Deus , aprendendo a ser uma dona de casa , sendo obediente ao meus pais e esperando em Deus bjs pra a senhora

Anônimo disse...

olá Dn Nanda, gostaria que a senhora respondesse sobre a opiniao que "O poder da mulher que usa a fé" comentou, se no caso não depende de nós, os dois são para casar, coincide os planos, as idéias e tdo mais, mas não depende de nós o casamento e tem que esperar 2, 3 ou mais anos, ql a atitude a tomar?

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM A SRª. É ENGRAÇADO COMO AS PESSOAS, ATÉ MESMO DA IGREJA, FICAM COLOCANDO PRESSÃO PRA QUE VENHAMOS "ARRUMAR" ALGUEM LOGO. POXA, TENHO 19 ANOS, VOU COMEÇAR A FACULDADE AGORA. TODOS ME PERGUNTAM PQ NAO NAMORO, OU PQ NUNCA NAMOREI, HJ ENCONTREI UMA RESPOSTA MAIS OBVIA DO QUE EU PODIA IMAGINAR: PQ NAO ESTOU PRONTA PRA CASAR. QUE RESPOSTA SIMPLES NÉ, E CHEIA DE FÉ, QUE MOSTRA REALMENTE O CARACTER E A RESPONSABILIDADE QUE UMA MULHER DE DEUS DEVE TER.
NA FÉ.

Valéria Oliveira disse...

Dnª Nanda,
Quando percebi que algo a mais existia entre eu e um jovem que frequentava as mesma reuniões que eu, meu coração acelerou a voltade de estar sempre perto aumentava mais a cada dia.Já estava claro para ambos que queriamos ser mais que amigos. Para ele isto já estava claro desde a primeira vez que nos vimos.Mas guiados por uma SUAVE voz, fomos levados a nos comecer mais.Viamos apenas uma vez por semana,oravamos um pelo outro, liamos livros da biblia e depois discutiamos, chegamos até a apresentar um resumu escrito um ao outro, falavamos sobre a obra de Deus, nossa familia, nossos sonhos,nossas frustações, a cada nova conversa ficava mais claro que eramos, negativo e positivo, garfo e faca, queijo e goiabada.Quando esta perto meus labios queimavam com a vontade de beija-lo.A companhia dele era,como posso dizer, uma delicia.Os meses se passaram e estavamos dispostos a iniciar um relacionamento, mas existia um detalhe,não tinhamos uma renda, ou seja um trabalho, um emprego!Sabiamos que o namoro era o 2º passo para o casamento, e como casariamos sem recursos financeiros?Pois não iriamos continuar dependendo de nossos pais,iriamos iniciar nossa indenpendencia!Ok! Nossa historia é linda, e como toda linda historia é cumprida :)
Passaram-se dois anos, começamos a namorar e dentro de 10 meses nos casamos.Nossa como voce teve coragem de se casar em tão pouco tempo de namoro? Talvez você me pergunte. Busquei conhece-lo antes do namoro,pois não queria descobri no namoro, que ele não era a pessoa certa,quando começamos o namoro saibiamos que em pouco tempo estariamos diante do Altar. O namoro serviu para confirmar o que já sabia a tempos: Leandro é o homem de minha vida! Somos casados
a 1 ano e 10 meses, e cada dia este amor me surpreende mais e mais.
Lenadro,Jesus e Valéria, uma familia feliz!

Unknown disse...

Confesso que nunca tinha parado pra pensar nisso tudo.

Kátia disse...

Ola D.Nanda!
Esse post é a confirmação do Espírito Santo em minha vida.Estava conversando com uma amiga essa tarde e falávamos exatamente sobre isso.Ela começou a namorar agora e tendo mais de 35 anos,o Pastor disse a ela que não convém que ela tenha um namoro tão longo...que ela deve conhecer bem o rapaz e suas intensões,e tendo a certeza que é a pessoa certa,se casar!
Que Espírito Santo capacite a senhora a cada dia,pois tem me ensinado bastante a ser uma pessoa melhor!
bjim!!!

Lúcia disse...

Oi Dona Nanda! Uma vez eu li um livro que falava exatamente disso e mudou muito a minha a visão... "Porque ir ao mercado fazer compras, e encher o carrinho, se você ainda não tem condições de passar do caixa para pagar?". Gostei muito de ver esse mesmo pensamento aqui, pois é um alívio muito grande saber que não preciso ficar preocupada em arranjar um namorado, pois sei que no tempo certo Deus vai abençoar. E enquanto isso, o melhor é fazer um favor ao futuro marido e se preparar para ser uma boa esposa, buscar ter comunhão com Deus e aprender mais dEle, fazer o melhor na obra, e ter as bases de um casamento feliz. Gosto muito do blog da senhora :]

Carolina Rocha disse...

Bom dia Dona Nanda!

nossa mto forte gostei muito do que a senhora mencionou sabe... eu namoro e penso da mesma forma que a senhora é um passo para o casamento, penso assim se você começa um relacinamento na hora certa porem no momento errado vai dar errado...no momento certo e na hora errada vai dar errado...temos que começar um relacionamento na hora certa e no momento certo...ai dará tudo certo...
essa é a fé...

parabens pelo blog!!

que Deus continue usando a senhora mais e mais...

beijos

fique com Deus!!

Bruna Helena disse...

Eu também penso assim, tenho Fé de namorar e casar, mais eu ainda nem trabalho sou iniciante na cozinha, como que eu vou me casar, eu quero primeiro investir na minha vida espíritual, quando eu já estiver pronta Deus vai me Abençoar e alias eu vou ter olhos espírituais para enchergar se o rapaz é ou não de Deus. Por que se eu não estiver em comunhão com Deus não vou saber reconhecer se ele tem o carater de Deus ou não. Nós jovens de Deus devemos ter visão do futuro,(não só jovens)(todas) pensar lá na frente. Se eu agir assim agora o que vai acontecer amanhã...
É uma questão de Fé inteligênte . . .
o que eu planto eu colho ! ! !
Na Fé

Bruna Helena disse...

Eu também penso assim, tenho Fé de namorar e casar, mais eu ainda nem trabalho sou iniciante na cozinha, como que eu vou me casar, eu quero primeiro investir na minha vida espíritual, quando eu já estiver pronta Deus vai me Abençoar e alias eu vou ter olhos espírituais para enchergar se o rapaz é ou não de Deus. Por que se eu não estiver em comunhão com Deus não vou saber reconhecer se ele tem o carater de Deus ou não. Nós jovens de Deus devemos ter visão do futuro,(não só jovens)(todas) pensar lá na frente. Se eu agir assim agora o que vai acontecer amanhã...
É uma questão de Fé inteligênte . . .
o que eu planto eu colho ! ! !
Na Fé

Anônimo disse...

muito bom o post da sr,amei mesmO apesar de já está casada,por que eu tmb esperei um homem de Deus pra mim soui obreira desde meus 16 aI\Ios e I\Iumca tive aI\Isiedade,mais um belo dia rsrs chegou um homem de Deus em miI\Iha igreja e tudo começou I\Iamoramos I\Ioivamos e casamos em 1 aI\Io e 3 meses,Deus colocou a måo e mi fez feliz.mais o maior problema é que muitas obreiras ouvem aki a orieI\Itaçåo certa e våo e fazem tudo ao coI\Itrario,I\Iamoram até pessoas do muI\Ido e dizem esta certa e o Bp e o pastor I\Iåo sabem oque falam,ai quebram a cara e colocam a culpa em Deus.oro a Deus que as obreiras e jovem que eståo leI]\Ido esse post possam eI\Itemder que pra I\Iamorar devemos ter em base ao meI\Ios 2 aI\Ios e já I\Ios casarmos por que I\Iamorar se I\Iåo podem casar aimda,vigiem

Caroline disse...

Eu concordo plenamente com a sra!
Esse post é perfeito, é muito esclarecedor!

Fabiana Ferreira disse...

Olá gostaria de também compartilhar com vcs as nossas experiências do dia a dia. tenho 25 anos e nunca namorei, para mim e um privilegio pq estou á espera do meu anmado, a pessoa certa e especial que Deus tem preparado para mim, mas já apareceram sapos em minha vida(rsr)e muitas vezes agimos com ansiedade para tomar algumas decisões em nossa vida, gostei muito de ler e aprender sobre os ultimos artigos. Obrigado dª Nanda por cuidar de nos solteiras tbm (rsr) bjuss

Paula Ferreira disse...

Graças a Deus penso como a srª!
Tá ligado!

Anônimo disse...

Olá dna. Nanda queria parabenizar a srª por esse trabalho maravilhoso que a srª tem feito através desse blog.Tenho certeza que assim como essas postagens tem me ajudado, vai ajudar muitas outras solteiras.Que Deus continue abençoando a vida e o ministério da srª.

Beijos Jessica

Fernanda disse...

concordo Dna. Nanda,
Eu e meu noivo começamos a namorar em novembro de 2009, e agora em março deste ano já vamos nos casar, temos idades compativeis, ja trabalhamos, e estamos arrumando os preparativos para o casamento, afinal, quando se namora alguém cristão, e se tem certeza que a pessoa vai te fazer feliz e te completar, e andar contigo na fé, não tem por que esperar um tempão...
Abraços,
Fernanda

Fernanda disse...

concordo Dna. Nanda,
Eu e meu noivo começamos a namorar em novembro de 2009, e agora em março deste ano já vamos nos casar, temos idades compativeis, ja trabalhamos, e estamos arrumando os preparativos para o casamento, afinal, quando se namora alguém cristão, e se tem certeza que a pessoa vai te fazer feliz e te completar, e andar contigo na fé, não tem por que esperar um tempão...
Abraços,
Fernanda

Unknown disse...

ola dona nanda! sou casada a 2 anos e concordo plenamente no que a senhora mencionou quando oriento as minhas amigas solteiras falo exatamente oque a senhora falo...um abraçao gosto muito das suas palavras mais gostaria que a senhora mandasse tambem palavras para mulheres casadas. obriga

Anônimo disse...

Vivi a experiência de namorar um rapaz da igreja e apesar de não estarmos prontos, insisti, pois eu achava que estava fazendo a coisa certa e isso durou quase 5 anos. Quando terminamos senti como se um peso tivesse saído de mim. Não tinha uma orientação como tenho hj, lendo as mensagens de mulheres de Deus como a senhora. Tenho aprendido muito e não sabia que estava indo pelo caminho errado, apesar de ter um namoro puro mas eu não sabia discernir se ele era o homem certo pra mim. Eu achava que, pelo fato de ele ser da mesma fé que eu, já era o homem certo. Leio diariamente o blog da dono Cristiane e o da senhora e confesso que tenho avançado no meu conhecimento e isso tem me transformado numa mulher diferente. Hoje estou a espera do meu amado pois tenho a certeza de que estou preparada, não só na idade ou na situção financeira mas também no meu comportamento, maneira de pensar e agir. Obrigada por essas mensagens que nos ensinam a ser uma mulher que agrada a Deus. Deus abençoe vocês.

Nanda Bezerra disse...

"O Poder da mulher que usa a fé", escreveu:


"Dona Nanda eu sou obreira e namoro com pr, e segundo a disciplina da Igreja só vamos poder nos casar daqui há 3 anos, pois nós 2 temos 20 anos eu sei que para toda regra há uma exceção mais se não houver vamos continuar esperando sendo fieis (nós vemos apenas uma vez no mês), gostaria de saber a opinião da sra a respeito"

Amiga, por favor não se sinta acusada ou forçada a nada, pois esses artigos são para direcionar e não para trazer dúvidas ou confundir.

No seu caso, é a sua vida e a sua fé, você tem fé para esperar todo esse tempo? Então segue nessa fé.

Com relação aos rapazes que estão entrando na obra de Deus, sei que eles passam por um período onde precisam se dedicar totalmente ao altar e confirmar seu chamado e isso pode levar alguns anos dependendo dele, claro.

Por esta razão, iniciar um namoro com eles é saber que vai esperar um bom tempo e se a sua visão é o altar, ainda corre o risco que ele não seja aprovado...

Mas como eu disse, isso depende da fé de cada um.

Um beijinho e espero tê-la ajudado.

Unknown disse...

Poxa acho de extrema importancia,meninas que perdem tempo precioso com rapazes que as vezes nao estao preparados "espiritualmente" falando para relaçoes,que a ínves de investirem nelas e na vida com Deus se prendem a verdadeiras malas.Obrigada pela dica

Anônimo disse...

Doeu muito ler isso.A verdade é que estou fugindo de aceitar a verdade, é que dói tanto D. Nanda, já namoro a 1 ano e 5 meses,nos convertemos juntos e estamos na mesma fé,falamos em casar,mais ainda não temos condições,só eu estou trabalhando e apesar do tempo de namoro me sinto a 1000 passos do casamento,tenho medo de terminar, já fiz isso uma vez pelo mesmo motivo e acabei voltando atrás. Tô confusa me sentindo do avesso.O que faço?

Andréa Duarte disse...

Estou com 30 anos e ainda não encontrei a pessoa certa, ou ainda não estou namorando com aquele a quem Deus está reservando a mim, quero muito ter minha família, mas não quero me precipitar, e quando eu começar a namorar quero me casar tão logo, já tenho minha casa, que está inacabada, mas isso é só uma questão de tempo... vamos em frente, na fé, nada de namoros longos que podem nos afastar de Jesus e nos fazer sofrer... um bju!

Camila disse...

É verdade isso.
Eu concordo. Namoro cristao deve ser a curto prazo, é claro que há exceçoes.
Mas o quanto antes casar, é melhor, pois não daremos muita brexa para o diabo não é mesmo?
Fica na Fé

Adrielly disse...

oi Dna adorei o final realmente é verdade pois se é a pessoa certa não importa o tempo que passe um dia você vai ficar com ela,pois tudo que Deus faz é perfeito.

Nanda Bezerra disse...

Anônimo escreveu...

"Doeu muito ler isso.A verdade é que estou fugindo de aceitar a verdade, é que dói tanto D. Nanda, já namoro a 1 ano e 5 meses,nos convertemos juntos e estamos na mesma fé,falamos em casar,mais ainda não temos condições,só eu estou trabalhando e apesar do tempo de namoro me sinto a 1000 passos do casamento,tenho medo de terminar, já fiz isso uma vez pelo mesmo motivo e acabei voltando atrás. Tô confusa me sentindo do avesso.O que faço?"

Amiga, não faça nada agora.

Pois é, na dúvida e no medo, não faça nada, ore, peça a Deus uma direção, para te mostrar o caminho certo a tomar e o que decidir... o faça na fé, sem medos e dúvidas.

É a sua vida, portanto, a sua fé.

Lembre-se, aqui eu procuro dar uma direção, mas não se pode fazer pela minha fé.

Se a fé que passo te inspirar e você tiver fé para seguir, vá em frente, mas se não tem essa fé, não o faça.

Talvez tenha doído muito ler isso, pelo fato de que o assunto abordado, já a estava atribulando e ao ler, veio apenas confirmar o que já estava em sua mente...

Um beijinho e espero que tenha ajudado.

Nanda Bezerra disse...

Anônimo escreveu:

"OLÁ D NANDA
EU CONCORDO SIM COM A OPINIÃO DA SR. MAIS EU GOSTARIA QU EA SR. FALASSE MAIS UM POUCO SOBRE ESSE ASSUNTO. E UMA PERGUNTA.

E AQUELAS QUE ESTÃO PREPARADAS MAS AINDA NÃO TEM NEM PRETENDENTE? PORQUE DEUS NÃO AS ABENÇOA?"

Resposta:

Amiga, boa pergunta, mas não sei te responder, pois cada caso é um caso...

Eu creio que Deus está sempre pronto a nos abençoar quando fazemos tudo de acordo com a Sua vontade.
Se a benção não acontece, devemos olhar para nossas vidas e buscar o que falta para a benção ocorrer, e aí, podem ser diversas coisas...

Um beijinho!

Anônimo disse...

Dona Nanda, tenho uma dúvida a respeito deste tema.
E se por acaso a pessoa estiver na Gostaria que exclarecesse por meio de um e-mai.
É possível?
Bjus

Bunny disse...

Dona Nanda, se a senhora puder entrar em contato comigo luapple8@hotmail.com, eu gostaria de tirar uma dúvida sobre esse tema.
É importante pra mim.E creio que a senhora pode me ajudar.
Obrigada.
Luciana

milla karla disse...

Th 15 anos e penso exatamente assim, me comporto com muita inocência nesse assunto e não deixo que esses sentimentos entrem no meu coração, por isso afirmo que não me interesso por ninguém e proucuro não me interessar, pois que proveito há nisso se não vou casar agora? Então vivo como se pra mim não existisse vida sentimental e estou muito feliz pq meu foco é só o Senhor Jesus e mh atenção é toda dEle.

Unknown disse...

D. Nanda,
A sra não imagina o quanto fiquei feliz ao ler esta post da sra.
Sempre pensei assim, e sempre fui criticada.... fui levantada obreira aos 14 anos e até os 18 eu nunca aceitei conhecer, nem namorar com ninguem... com 18 passei a aceitar conversar com pessoas q pediam pra me conhecer, porem sempre fazia propositos pedindo a Deus que mostrasse se era ou não a pessoa a certa e Deus sempre me livrou...assim eu nunca namorei, e todo mundo sempre tenta achar um motivo, q eu sou muito exigente, que eu não oro direito e por ai vai, mas só agora com 25 anos é que me sinto pronta pra casar, e resolvi que colocar força em buscar pela pessoa certa.... e tenho certeza que em breve terei testemunho para contar.... mas a pressão é muito grande, ninguem nunca falou pra mim, q eu devia mesmo esperar estar pronta pra casar pra ai então lutar por isso, tive que aprender sozinha, lutando contra as palavras de desanimo e com a cobrança.....
Desculpe escrever tanto, é que estou muito feliz mesmo, por as meninas que lêem o blog da sra terem este esclarecimento....
Bjokassss

Anônimo disse...

oi dna nanda é a primeira vez q estou escrevendo pra senhora, sempre li seus estudos e adoro seu blog, sou obreira e ja tive experiencias ñ muito boas na vida sentimental, ja orei 2 veses com pastores e nenhuma das veses deram certo,pq agi com imaturidade me desesperei achando q por eles serem prs eram d Deus e aí foi meu erro, enfim ñ deu certo. hoje as veses fico meio triste por ver q algumas amigas minhas mais novas do q eu estao orando e outras namorando e eu ja estou com 23 anos e ainda ñ encontrei apessoa certa ainda, mais apesar d tdo estou na fé e sei q no momento certo Deus vai me abençoar.
um abraço pra semhora e Deus te abençoe na fé...

Fernanda Candido disse...

Oi dona! Tudo bem com a senhora? É a primeira vez que acesso o seu site. Uma esposa indicou. E confesso estou maravilhada. São ótimas as dicas. Vou segui-las. Mudar meu comportamento. Bjs e que deus a abençõe.

Anônimo disse...

Ta ligado Dona Nanda...mas e no caso da Pr e Obreira??Gostaria que a senhora postase um arquivo a este respeito.na fé

Andra disse...

É VERDADE EU AS VESES FICO PENSANDO SE DEUS ME ENVIASSE UM HOMEM DE DEUS SERÁ QUE ESTARIA PRONTA PRA CASAR?
É DE SE PENSAR AS VEZES PENSSAMOS QUE A NSSA BENÇAM ESTÁ DEMORANDO ,MAS SENDO QUE NA REALIDADE
DEUS AINDA NÃO NOS MANDOU PORQUE
NÃO ESTAMOS PRONTAS.

Unknown disse...

OI dona Nanda, assim como Abraão é o nosso Pai na Fé a senhora de uns dias para cá quando descobri o seu blog tem se tornado minha mae na Fé, ate minha mae bilogica tem dito isso. Tenho 17 ano e nunca namorei,espero a pessoa certa e com esses desafios que a senhora tem dado tenho crescido muito espiritrualmente.
Que DEus a abençoe muito mais e a seu esposo tambem, e que toda sorte de bençãos venha ser derramada sobre sua vida!
Tudo o que é paasado pra mim compartilho com as minhas amigas tambem!
beijos fica com DEus e que Ele abençoe ainda mais seu ministerio.

Melanie-São Cristovão disse...

Concordo com a senhora!
Me converti com 15 pra 16 anos e namorava a quase dois anos e foi por ele falar de Jesus pra mim é que eu comecei a ouvir a voz de Deus.Só que eu acho que o que ele não esperava é que eu fosse ouvir tanto rs É que ele era de outra denominação e eu já era da igreja mas ia por ir...Com o tempo Deus começou a me mostrar que não era ele mas eu não queria acreditar porque até mesmo antes de convertidos a gente tinha feito tantos planos...Mas Deus me mostrou, eu fui vendo os seus frutos que eram maus e depois de um voto com Deus tomei essa decisão, isso faz um ano e dois meses.Não adianta, Deus nos mostra, ele fala, só que as vezes é a gente que não quer escutar.Lembro que eu pedi assim pra Deus na fogueira Santa: MEU DEUS FAZ MUDAR DA ÁGUA PARA O VINHO ou então (bem pequenininho) tira o sentimento que eu sinto...Hoje é até engraçado lembrar mas na época não foi nada fácil foi necessário muita determinação.Mas Deus não simplesmente arrancou o sentimento de mim, eu tive que fazer a minha parte também, afinal Deus não faz mágica.
O diabo tentou colocar na minha mente que para esquecê-lo teria que começar a gostar de outro.É ai que mora o perigo!O pior de tudo é o jovem que está cheio de sede, caminhando para ter um encontro com Deus, e tem o seu percursso da fé interrompido quando se envolve com alguém.Porque além de ter que estar preparado para casar precisa também estar preparado espiritualmente, senão não dá.Como o bispo macedo diz o espírito Santo é o leite que é necessário no purê (que é a união através do casamento).Vejo muito isso acontecendo o jovem tava indo tão bem mas ai derrepente se envolve no momento errado e então Jesus deixa de ser o 1º de sua vidaee pouco a pouco enfraquece.Eu tive que lutar muito contra isso porque vinham vários dar vazão ao sentimento, tudo pra tirar o meu foco...Mas batalhei contra isso, sempre colocando que primeiro era Deus.Tanto que desde essa época eu comecei a gostar de uma pessoa mas sabia que não era o momento certo e não queria que nada atrapalhasse o meu desenvolvimento e continuo com esse pensamento.Hoje tenho 17, essa pessoa já sabe, também gosta de mim porém mais uma vez iremos esperar,ainda somos muito novos de Obra, temos que nos preucupar em se dar, em nos gastar pra Deus.Claro que a minha vontade é a de já estar namorando mas ainda não é a de Deus.Bom, eu sei em quem eu confio e sei que na hora certa ele vai me abençoar. E claro nunca esquecendo de em todas as orações pedir pra que Ele mostre se é realmente ele de Deus para mim, para que eu não me engane.

Unknown disse...

Vacy jengue

Devemos espera a hora certa e nao se precipitar Dna Fernanda atraves destes con selhos eu tenho certeza q muitas dela colocarem em pratica vao ser bem sucedida atraves desta orientacao

Vacy Namibia

Unknown disse...

Vacy jengue

Devemos espera a hora certa e nao se precipitar Dna Fernanda atraves destes con selhos eu tenho certeza q muitas dela colocarem em pratica vao ser bem sucedida atraves desta orientacao

Vacy Namibia

Unknown disse...

Vacy jengue

Devemos espera a hora certa e nao se precipitar Dna Fernanda atraves destes con selhos eu tenho certeza q muitas dela colocarem em pratica vao ser bem sucedida atraves desta orientacao

Vacy Namibia

Priscila disse...

Olá Dona Nanda!
Pois é, concordo sim com a senhora em tudo isso. Como foi comentado antes: os solteiros cuidem das coisas de Deus. É interessante que leiam 1 Coríntios 7:25-40. Me ajudou muito. O TEMPO DE DEUS NÃO É O TEMPO DO HOMEM.

Unknown disse...

Tá ligado dona, tbm concordo com a senhora! Deus abencoe a senhora mto!

Fernanda disse...

é isso mesmo D. nanda ! concordo e creio q Deus só quer o melhor pra nós mas tbm não faz escolhas q nós devemos fazer !

Unknown disse...

Bom nao queria comentar pq na verdade minha historia da um livro. Cheguei na igreja com 15 anos, logo saindo de um namoro do mundo, mais o rapaz me respeitava muito apesar de nao temer a Deus. larguei ele por Jesus, nao queria mais nada do meu passado, me batizei, me libertei e busquei o batismo com o Espirito Santo. no dia 25 de março de 2007 fui levantada obreira, foi o dia mais marcante da minha vida, tinha 16 anos e ai na imaturidade um auxiliar me pede pra orar, eu com medo de perder a benção aceitei, resumindo orei 1 ano, ele parecei super de Deus, sempre faziamos propositos nem tinhamos tempo pra falar de ninguem. So que quando nosso namoro foi liberado as coisas mudaram mto, ja nao era mais o que queria, relutei muito, pedia direção a Deus, o que tinha que fazer era simples mais nao tinha coragem, ate que depois da fogueira santa de julho/2009 pedir ajuda pra Deus, resumindo em uma semana o bp. IA liberar nosso casamento, na outra semana terminamos. Deus Me livrou ... nao sou melhor do que ele jamais serei, mas os planos de Deus sao maiores, hoje ele nao é mais auxiliar, saiu da obra e ....! esse é parte do meu testemunho meninas vigiem hoje tenho 19 anos e to na fé;; tudo na hora certa.

Anônimo disse...

D. Nanda, o proprio Deus usou a senhora, para confirmar aquilo que eu venho falado pra Ele todos esses dias, e com certeza se for de Deus, esperar vai ser a melhor coisa a se fazer,e na hora certa quando eu estiver pronta Deus vai abençoar e vai ser tudo conforme a vontade Dele! Deus abençoe muito a senhora e toda sua familia ! beeijinhos :*

Anônimo disse...

´TÁ LIGADO ESSE VAI SER O MEU PENSAMENTO A PARTIR DE HOJE ÁVILLA 06 DE FEVEREIRO

evanilda disse...

OLA DONA NANDA!!
GOSTO MUITO DE VISITAR O BLOG DA SENHORA, DESCOBRI POR ACASO!!

GOSTARIA DE CONTAR MINHA EXPERIENCIA!!

MEU NOME E EVANILDA,HOJE ESTOU COM 20 ANOS, MAS COM 17 TIVE O MEU PRIMEIRO NAMORADO, ELE ERA PASTOR,E SO POR ESTE FATO ACHAVA QUE ERA DE DEUS...MAS FOI AI QUE ME ENGANEI, TINHA MUITAS COISAS QUE NAO SABIA E TMB NAO TINHA NINGUEM PRA ME ORIENTAR,NAO REPAREI NOS DETALHES E COM UM MES DE NAMORO ELE SAIU DA OBRA!!POXA PRA MIM ERA O FIM DO MUNDO,ATE POR QUE FIQUEI SABENDO PELO PR Q ESTAVA NA MINHA IURD!!
AQUELE DOMINGO FOI HORRIVEL...ESTAVA ME SENTINDO REVOLTADA, TRISTE E COM MUITA VERGONHA!! MAS NA HORA QUE FUI FALAR COM DEUS POXA BOTEI TUDU PRA FORA, QUE NO MESMO MOMENTO ME SENTI MELHOR. NO OUTRO DIA EU ERA OUTRA PESSOA, AI SIM EU PASSEI A ENTENDER TUDU,, NA SEMANA ANTES DE TERMINARMOS EU TINHA TROCADO DE CELULAR E NÃO TINHA PASSADO PRA ELE O NOVO NUMERO,OLHA FOI O PROPRIO DEUS PQ ELE FIKVA LIGANDO PRA AUGUMAS PESSOAS E ME MANDANDO RECADO,EU LOGO AMARREI PQ SABIA QUE ERA O DIABO PRA TENTAR ME TIRAR DA FÉ (NÃO DEIXAMOS DE GOSTAR DE UM DIA PRO OUTRO) NÃO QUERIA CONVERSA, POIS SE ELE NÃO FOI FIEL A DEUS A QUEM NÃO VEMOS IMAGINA A MIM!!AFF

HOJE ESTOU NA FÉ E QUERO SERVIR A DEUS NO ALTAR, SEI QUE NÃO E FACIL , MAS ESTOU DISPOSTA A RENUNCIAR...ATUALMENTE ESTOU CONVERSANDO, E ELE E DE DEUS, AGORA SIM VEJO POIS E TOTALMENTE DIFERENTE, HOJE FAZEMOS PROPOSITOS PELO POVO, SE PRECISAR ELE CHAMA MINHA ATENÇAO ( AS VEZES FIK SEM GRAAÇAA) , TEMOS OS MESMOS OBJETIVOS , E ATE A NOSSA CONVERSA E DIFEENTE, NOS TRATAMOS SEM SENTIMENTOS POIS ELE PRA MIM E UM PR E PRA ELE EU SOU OBREIRA..ESSE E O NOSSO COMPORTAMENTO, E CREIO QUE NA HORA CERTA DEUS VAI ABENÇOAR!!

ATE PQ JESUS ESTA VOUTANDO JÁ VEMOS SINAIS QUE PRO MUNDO E NOMAL, MAS NOS SABEMOS O SIGNIFICADO DOS MESMOS ENTAO PQ NOS PREOCUUPARMOS COM NAMORO, TEMOS QUE DA A NOSSA VIDA PELAS ALMAS E O MAIS DEUS NOS DARA!!!

DONA BJUS COM SABOR DE ALFACE!!SRSRS

PS: COM 17 NAMORNDO..COM CERTEZA NAO ERA A HORA CERTA!!EU ERA MUITO IMATURA!!

Thaís Alva disse...

Penso exatamente desta forma.. Obrigada por colocar mais certeza e Fé na minha atitude !!

Andressa Antunes disse...

Olá D. Nanda..
eu penso dessa forma,
as pessoas devem pensar que sou um e.t, mas não, eu sou consciente, e nunca estive tão certa daquilo que quero na minha vida.
Tenho um ardente desejo de servir a Deus no altar, e isso eu não tenho mais dúvidas, só sei que a benção virá quando eu estiver bem estruturada, e vejo Deus me moldando...fico feliz em saber que etou no caminho certo. :DDD
O blog da senhora tem me ajudado muito, minha mente tem dado importantes avanços...até minha mãe nota..rsrs
Deus é contigo!!
beijosss*-*

Anônimo disse...

oie!D.Nanda...queria fala pra sr. q seu blgoo! é perfect!amoo ele todos os dias venho aqui! e eles mim ajudam muitoo!bjjus

neide francisco disse...

Olá Dona Nanda, eu escrevo de Campinas/Sp/Brasil .
olha concordo em graú genero em tudo oque foi dito aqui no blog...
Eu tenho 26 a moro com Meus pais e estou no 2 ano de Enfermagem que só termina Daqui a 2 anos eu penso em me casar somente no termino do curso ... pois não quero morar com sogra ... pai mãe ninguém só eu e meu marido não tenho namorado e meu maior desejo falando bem sério é conhecer o Sr Jesus e ser selada com o Espirito Santo, que não é fácil portanto namoro e casamento esta em 3 lugar vem Depois de Jesus e de meus estudos por que a vida não é um teatro e nem brincadeira é dificil mais não é impossivel!!!
Ser de Deus e casar com a pessoa certa para mim é muito importante e é muito melhor esperar do que chorar por ter uma vida destruida. "O Apressado como cru" !!!
um grande abraço para a Senhora e para todos os que leêm e querem algo com Deus !!!

Anônimo disse...

Concordo com a sra dona Nanda!
Eu por exemplo, já tive a insatisfação e a imaturidade de namorar com um rapaz que eu mesma não via como um homem p eu casar, ele era um ano mais novo do que eu... hoje eu vejo c/ estes olhos, mas antes fui iludida com aquela história que é preciso namorar p conhecer e saber se é a pessoa certa, pois bem, eu namorei e durante o namoro descobri que não era... mas o que mais me deixou alerta, foi saber que tais comportamentos e atitudes e objetivos, não eram os meus embora tenha dito... contudo, hoje eu acredito que não precisa eu namorar p/ então saber se é o homem da minha vida ou não, pois dessa forma, com quantos então teria que namorar??? isto é um absurdo!? não é?
Atualmente estou tranquila e confiante e alerta para saber distinguir a pessoa que Deus preparou para mim e as pessoas que o diabo tenta iludir e enganar com uma falsa aparencia e afinidade.

Espero com esta situação que passei, poder ajudar outras jovens e obreiras que, assim como eu, não desejam ser enganadas pelo seu próprio coração!

DEUS ABENÇOE À TODAS!!!

Anônimo disse...

sabe d. nanda eu concordo com tudo o que asenhora diz, mais tenho uma pergunta como eu posso saber a hora, e a pessoa certa?

Unknown disse...

acabei de descobrir q eu nao devo namorar agora.Esse desafio me fez refletir se eu tenho condições de me casar nesse momento...e a resposta foi NAO.começei a faculdade,ainda preciso ser uma boa dona de casa, nao me estabilizei profissionalmente.eeeeehhh...

Lucia Helena disse...

adoreiii, se fala muito sobre essa assunto, mas nunca vi uma descrição assim ótimo!
da resposta final então.
com Deus !

Anônimo disse...

Concordo plenamente. Devemos praticar o amor inteligente, esperar até que estejamos prontos para um compromisso sincero e verdadeiro. Uma boa dica de leitura: "Eu disse adeus ao namoro" de Joshua Harris.

amelia vicente disse...

Oi Dona Fernada.

This is the part I start writing in English. I can read perfect Portuguese but I am not yet confident in my writing.
But never the less I agree with this blog; how can we start a relationship if we are unemployed, immature, no ambitions in life?

We think we are ready but in actual fact we are not. It is so true what you said Mrs Nada; when you date for too long you are giving an invitation to temptation and before you k now it you have already fallen in to it.

I can say this from experience because some time back when I thought I was ‘ready’ (even when I was told I was not) I decided to do things according to my emotions. I fell so hard you can’t imagine I felt that everything in my life was destroyed because of the wrong decision that I had made. I didn’t LISTEN to the advise I was given and so I had to face the consequences. It left a scare and I started to dislike this area of my life.

But God showed me that He does want to bless me, but in the RIGHT TIME.

ULWhat might have been the right time for you Mrs Nada, may not be the right time for me. This is what we young women have to understand. If so and so is dating, is doesn’t mean you a ready, because it depends on you circumstance. I got to understand this. And now I am guarding myself till I am ready.

Amelia Vicente
Na fé

P.S: I don’t know if you remember me Mrs Fernanda, but when I first started the church you looked after me. When I was 15 years old, you use to have a young women’s meeting here in Kilburn. It was in that meeting that I stopped wearing tight clothes, I will never forget. Lol

Anônimo disse...

Eu nunca parei para pensa dessa maneira, mais é VERDADE!

gostei (;

Maysa Cristina Alves da Costa disse...

Dona Nanda, como estava falando na mensagem, se sabemos qual é a hora que começaremos a namorar, mas acontece que para o Plano de Deus se realizar nas nossas vidas, nós temos que esperar o tempo DELE e o modo DELE também, pois se ficarmos anciosas, pensando que ficaremos sozinhas, consequentemente cairemos na armadilha do diabo...

Meu nome é Maysa,

Cecília Lima disse...

Dona Nanda, gostei muito desse texto, mas gostaria de uma opinião da senhora, tenho 26 anos e meu namorado tem 33, oramos 4 meses e depois com a oermissão do meus pais e do meu pastor na época começamos a namorar, hoje queremos casar, temos quase 8 meses de namoro, ams nos vemos sem condição financeira nenhuma, sei que vamos passar por dificuldades se casarmos agora, no entanto não sei se é sábio namorarmos tanto tempo... por favor me oriente!

Anônimo disse...

D. Nanda concordo com tudo o que foi mencionado nesta postagem. Incluse, há meninas em nossa igreja que começaram a namora com essa idade 15 a 16 anos com o rapaz de 18 anos, sendo que não tem trabalho (terminaram os estudos a pouco tempo) e nem tem planos para o futuro com "ela" - e tbm não se preocupam com sua vida com Deus. E hoje... foram decepcionadas, não pq não avisamos (fizemos a nossa parte) não Ouviram a Voz de Deus e hoje spofrem as consequências...
Por favor, gostaria que a Srª colocasse mais postagens sobre esse assunto "Namoro na Adolescência".

Obrigada!

Bjos..

Samantha Lima

Juzinha's Blog disse...

a dona nanda! obrigada, nem sabe como me ajudou. Eu estou sem namorado a um tempinho e ja estava ficando muito ansiosa pra arrumar um, afinal minhas amigas praticamente todas ja tem! mas ao ler sobre oq a senhora falou, concordo plenamente! afinal tenho amigas q namoram a 5, 8 anos e nem tem planos de casar ainda... e eu nao quero q seja assim comigo... obrigada por me ajudar!

Anônimo disse...

esse artigo falou comigo...e muito...exatamente o que precisava saber...sabe sou da faixa das mulheres critãs de 25 a 30 anos solteira...estou solteira a muito tempo esperando no senhor...pois acredito que namoro tem que ser levado aserio e é um passo a mais em direçao ao casamento.sugiro que coloque esseartigo na folha universal,para ser mais acessivel a tantas mulheres crista q igual a mim estao esperando em Deus.

Anônimo disse...

adorei esta postagem!!!!só veio confirmar tudo q acredito...

FMS disse...

adorei esse artigo...por favor coloque tbm na folha universal...assim mais mulheres cristã teram a oportunidade de ler esse artigo tao importante.

Anônimo disse...

Dona Fernanda e para nós que namoramos com pastor que so pode casar depois dos 23 anos , eu por exemplo so tenho 20 e meu namorado tem 19 anos . Devido a isso sera que é necessario terminar??/me responda por favor!

Anônimo disse...

Realmente Nanda, não vejo o menor motivo para as meninas começarem a nomorar cedo. aqui na minha igreja há algumas meninas(16anos), que estão doidas para se casar e chegam a dizer que já está passando da hora de casar. Eu até digo para elas , então eu estou perdida com os meus 22 anos...; essas meninas não sabem nem fazer uma comida, lavar e nem passar roupas, como podem estar preparads para se casar? E vão namorar tão para o quê, nós que somos mais velhas aconselhamos a elas cuidadrem da obra, se entregarem na obra e na hora certa , em que elas estiverem preparadas Deus irá honrá-las com um grande homem de Deus. E vão namorar tanto tempo, para lá na frente caírem?

Anônimo disse...

eu tenho 19 anos e sou cantora porem sou solteira estou esperando em Deus pois quero um homem de deus é meu sonho porem acho que isso não é o bastante as vezes ele não é carinhoso devo olhar so pra essa qualidadede ser espiritual?
oq devo fazer

Unknown disse...

Bom dona Fernanda!

Tive essa experiência, namorei algumas vezes na igreja e muitas delas eram frustadas. Na verdade, por ser nova não tinha tamanho entendimento. Dois dos meu ex namorados me pediram em casamento, mas nenhum deles tinha condições de casar comigo.

Fui conversar com o meu pastor e ele me orientou que se eu casasse com ele, eu passaria fome, pois na minha casa eu e tenho de tudo e com ele não ia ter (devido as condições financeiras e etc.).

Já no outro rapaz, eu gostava muito dele, mas ele não estava "me respeitando", então decidi terminar até que ele fosse levantado a obreiro também, passou o tempo e aconteceu (continuávamos a conversar sempre)foi então que ele me pediu em casamento, e mais uma vez quando fomos conversar os dois juntos dessa vez com o pr ele falou que tudo iria influenciar... Eu era bem mais madura do que ele, ganhava mais, tinha nível superior, sabia dirigir e na frente dele o pr falou que futuramente não daria certo. Sempre fui muito pro ativa e esse rapaz também, mas normalmente eu me sobressaia e nisso o pr falou que não daria certo também.

E com ele namorei 6 meses mais o tempo que nos afastamos de 6 meses mais o tempo que ficamos juntos depois 3 meses.

Agora este ano, voltei a falar com uma pessoa que havia conhecido a 1 ano e meio atrás, e por ser preconceituosa não quis nem ter amizade além de na época estar me resolvendo com o ultimo...

Começamos a conversar... ficamos um dia todinho no shopping sem cinema e nada, só conversando... Sobre a vida dele os erros e acertos...

Na outra semana fui a casa do irmão dele com minha amiga (lógico) para ele poder arrumar uma coisa lá.

Na outra semana fomos a casa da mãe dele (ele me apresentou para toda a família dele) a mãe dele chorou - de emoção - pensava que não tivesse gostado de mim.

No domingo ele foi a minha casa...

Antes do meu aniversário havíamos planejado de casar em novembro... No meu aniversário ele resolveu casar em Julho rsrsrs

Fiz um churrasco para nossa família se conhecer e todos foram a minha casa na praia para o Barbecue rsrs.

Agora ele está resolvendo as coisas,para já dar entrada no cartório.

Muitas pessoas pensam que rápido...

Mas tanto eu quanto ele sofremos muito em diversas áreas, fizemos a fogueira santa, e agora na hora de Deus nos encontramos e decidimos nos casar.

Pra ele é mais difícil, pois ele sempre foi muito transparente comigo e sempre me explicou sobre tudo... desde espirituais até a maneira como o homem reage em determinadas situações... e eu para confirmar perguntei ao meu pai e ele disse que é verdade... e sempre estamos sendo orientadas sobre isso.

Na bíblia, tem uma passagem onde Paulo fala sobre isso...

...abrasamento é melhor casar...

ele por já ter passado por diversas experiências se preocupa bastante com isso para que não venhamos errar...

Peço que a senhora ore por nós pois o diabo sempre coloca obstáculos para não fazermos a vontade de Deus...

Ah no dia do casamento ele quer contar o testemunho dele... - então vai arrebentar e o diabo já está derrotado...

viviane souza/RS disse...

primeiramente quero me desculpar por não ter lido e comentado em seu blog antes,de vez em quando eu leio na folha universal,e gosto muito das mensagens,bom em relação a essa mensagem eu concordo plenamente com a senhora,eu por exemplo tenho 30 anos e estou solteira, e com certeza vou procura alguém que queira assumir um compromisso sério pois eu não posso mais perder tempo.Eu agradeço por essas mensagens,que tem orientado tantas jovens a respeito da vida sentimental.

ÉRIKA PATRICIA disse...

CREIO QUE PARA CADA SER HUMANO, DEUS PREPAROU UMA PESSOA CERTA.V NÃO PRECISAMOS SAIRMOS DESPERADAS (O) A PROCURA, DEUS SABE A HORA CERTA DE NOS REVELAR QUE FOI O ESCOLHIDO (A). DEUS CONHECE AS INTENSÕES DOS NOSSOS CORAÇÕES, E SABE O QUE É MELHOR PARA NÓS!
CONFIEM NELE ], E TENHA CERTEZA, ELE NUNCA ERRA!!!


ADOREI TODAS AS SUAS POSTAGENS!!!

Elaine Antunes disse...

Ta ligado dona! E isso mesmo,eu sempre procurei levar isso dentro de mim, principalmente depois que eu vi o meu irmão namorar 7 anos e se separar,isso foi uma grande decepção na vida dele ficou muito tempo se recuperando disso, eu sempre tive esse pensamento namorar e muito serio e se agente não vigiar no namoro quando casar vai ser pior.
Elaine Antunes
Vitória ES

Anônimo disse...

CONCORDO COM ISSO DONA NANDA EU JAMAI NAMORARIA UM RAPAZ MAIS NOVO QUE EU.POIS ESSE NAMORO NÃO IRIA ME LEVAR A LUGAR NENHUMTAMBÉ SE FOSSE MUITO NOVA NÃO NAMORARIA NINGUÉM ATÉ FICAR MAIS VELHA COM 2O ANOS.

Daniela Gonçalves Horn disse...

Dona Nanda

Muito forte e hj entendi porque Deus ainda não me deu um namorado, porque ainda não tenho condições de casar. tenho 25 anos, sou madeura, mas financeiramente estou me ajeitando. Deus sabe a hora certa de tudo.
Beijos
Daniela Horn
Porto Alegre - RS

Anônimo disse...

A Senhora tem razão!!!

Anônimo disse...

Dona Nanda,tive muita decpçao na minha vida sentimental...ja fui noiva de Pr...ele me deixou,depois de muitos anos,comecei a gostar de um outro Pr,ele tambem de mim...mas a nossa idade nao dava...hoje sou um pouco frustada com isso!Mas sonho em encontar meu amado,homem de Deus,e servi-lo no altar!

Unknown disse...

GOSTEI MUITO DO TEMA POIS SOU EVANGELISTA E AMO UM OBREIRO,O FATO DE EU QUERER CASAR NAO QUER DIZER QUE ELE ESTEJA PRONTO

Wesley Ferreira disse...

Concordo com o que a sra disse!


Namoro tem que ser quando a pessoa tiver a um passo para o casamento, hoje vejo muita gente que para casar vai demorar quase uma década, e o que acontece nesse periodo é, PROSTITUIÇÃO e ESFRIAMENTO NA OBRA!

Anônimo disse...

Tá Ligado Dª Nanda, achei muito bacana, acabou a desperta muitas na ilusão de namorar, porq quero porq é agora, não sendo!

Anônimo disse...

Dn. Nanda nunca pensei nisso e foi muito bom eu ler essa msg... sabe Dn. Nanda eu nao consico pensar no meu futuro profissional pq o meu desejo não é para me formar ou ser bem sucedida o meu maior desejo é ser esposa de pastor e servir a Deus no altar e a unica coisa que eu penso e melhorar cada dia mais para que no momento em que Deus me chamar eu esteje preparada, mais tem um rapaz que nos conhecemos desde criança e nós nos gostamos muito ele esta prestes a ser obreiro e sei que esse pode ser um passo para mim,
mais eu não quero ficar pensando nisso agora pq o meu mais Desejo é receber o espirito santo e eu luto contra esse desejo de ficar pensando nele todos os dias as vzes parece mais forte que eu mais as vezes eu sou mais forte ... Dn Nanda sem mais o que dizer as mensagens da Sr. me ajudam muito no meu dia a dia e sei que estou prestes a me casar com Deus o meu 1º casamento rsrsr bjs até.. ♥

Anônimo disse...

Simplismente amei.Era o que eu estava precisando ouvir.Siceramente não tinha este pensamento e este blog tem me ajudado muito.Obrigada

Darly Dantas disse...

D, Nanda sou uma obr de 17 anos e ha cerca de 5 meses iniciei meu namoro, bom eu tenho 17 e ele 20, sou obreira e ele não, ele que casar e eu ainda não estou pronta, ele quer ter filhos e eu não quero eu quero fazer a obra e ele não, quero terminar mas gosto dele, mas gosto de mim primeiro, me ajude pois não sei o que fazer sei que arrei ao me precipitar e começar uma namoro que eu sabia que não ia dar certo

Anônimo disse...

Realmente, obrigada.
tomei uma atitude enorme agora!

Ana disse...

Concordo plenamente com a senhora!
Eu sempre digo que quando eu namorar será para logo me casar!
E o que eu coloquei no meu coração foi um pormenor muito interessante que escreveu na sua mensagem... se aquela pessoa que pensamos ser pra nós acabar por casar-se com outra pessoa, é porque não é ela quem Deus nos preparou. Porque se fosse pra nós, Deus teria "guardado". É fundamental que o nosso coração esteja em Deus, que a nossa esperança e a nossa confiança estejam depositadas n'Ele, porque se vamos tentar fazer a nossa vontade, tudo dará errado.
Eu quero fazer a Obra de Deus no Altar, já apareceram situações em que parecia ser pra mim e afinal não era. É preciso ser forte, mas eu CREIO que Deus tem um plano para a minha vida, e sei que no tempo d'Ele, tudo se cumprirá!

Um beijinho muito grande pra si!!

Ana (Madeira, Portugal)

Princesa Moderna disse...

olá Dona Nanda estou a 36 dias de proposito lendo os post do blog totos os dias quero dizer que esta me ajudando muito me ajudando a ser uma solteira de Deus e Acima de tudo uma Mulher de Deus,é certo que já houveram posts maravilhosos e o mais me chamou a atenção foi o que falava em revelarmos o que esta escondido dentro de nos pra mim foi muito forte!!! e a ultima frase deste post então é isso que vou seguir pois creio em Deus!!! Um Grande Abraço. Ingrid Moreira.

Princesa Moderna disse...

Olá Dona Nanda estou a 36 dias em proposito lendo os posts do blog quero dizer que esta me ajudando muito pois precisava me renovar por dentro e por fora...De todos os podtes que li o que mais me chamou a atenção foi oque falava sobre o que esta em oculto dentro de nos...este também me ajudou muito pois quero sempre fazer a vontade de Deus e não a minha.Obrigado...Ingrid Moreira.

Princesa Moderna disse...

Olá Dona Nanda estou em proposito a 36 dias lendo seus posts todos os dias,quero agadecer pois tem me ajudado muito a ser uma solteira melhor e acima de tudo uma mulher de Deus...Dos posts que mais gostei estão o que se refere ao que esta em oculto dentro de nos e este que tbm!!! Obrigado Ingrid Moreira

Anônimo disse...

Olá Dona Nanda estou em propósito a 36 dias lendo seus posts todos os dias,quero agradecer pois tem me ajudado muito a ser uma solteira melhor e acima de tudo uma mulher de Deus...Dos posts que mais gostei estão o que se refere ao que esta em oculto dentro de nos e este que tbm!!! Obrigado Ingrid Moreira

Natalia Oliveira disse...

Bom dia D.Nanda é a primeira vez que escrevo em seu blog. Já acompanho alguns meses e confesso que tem me ajudado muito, estou aprendendo novas coisas tanto na minha vida espiritual como na vida física e sentimental. Gosto muito de ler posts falando sobre a vida sentimental pois quero aprender para quando O senhor Jesus me abençoar eu tenha noção do que devo e que não devo fazer. Agradeço a Deus por colocar pessoas assim como a senhora que se deixam ser usadas por Ele. Que Ele lhe ilumine e der muita posts abençoados. Na Fé com o Senhor Jesus!!!

Bruna M. disse...

A senhora tem toda a razão dna. nanda pois se o namoro for muito longo as chances de cairmos em pecado aumentam e muito por mais que negemos, afinal estaremos direto com aquela pessoa então é obívio que desejos firam por isso não demorar para casar é a melhor escolha.

Marielen disse...

D.Nanda gostaria de saber se isso serve para namoradas de pastor.Pq vejo namoradas que namoram a tanto tempo.que iniciaram seu namoro cedo, e permanecem firmes..seria errado começar um namoro cedo com um pastor??
Deus abençoe

Michele Silva disse...

Olá Dª Nanda, este post tem tanto a ver comigo.
Ultimamente tenho lido muito sobre estes assuntos, pois estou meio confusa.
Tenho 17 anos e a minha aparência não apresenta esta idade, pareço ter mais idade, acho que por este motivo, as pessoas ao meu redor me cobram tanto com relação a minha vida sentimental. A minha família, as pessoas da minha igreja. E as vezes me sinto até mal com determinadas situações.
Mas mesmo em meio a tantas palavras, não vou desistir do meu foco, vou servir ao meu Senhor e deixar estes assuntos entrarem por um lado do ouvido e sair do outro.
Eu sei o que eu quero e preciso, e com certeza agora não é um namorado.
Na fé.
Obrigada pela mensagem!

Noemia Gonçalves disse...

Oi Dona Nanda, muito obrigado pelas suas orientações, me ajudam muito e como!Na minha opinião os dois tem que ter maturidade suficiente para se casar, casar é fácil dificil é manter o casamento, Se os dois estiverem na mesma fé mesmo objetivos vão longe ja arrebenta.

Talita disse...

Olá Dnª Nanda, Gostei muito desta postagem e com certeza ajudou e ira ajudar muitas meninas que tem duvidas a respeito do namoro.
Deus abençoe

=)

http://cheiosdevirtude.blogspot.com/

Lidy Lima disse...

olá!Dona Nanda, eu amei essa postagem da senhora, concerteza vai abrir a mente da jovens que ta pensando em namoro... um abraço a senhora é um exemplo para mim na fé...

Anônimo disse...

OLÁ DONA NANDA, É A PRIMEIRA VEZ QUE ACESSO O SEU BLOG, E ME ARREPENDO DE NÃO TER FEITO ISSO ANTES. POIS SUAS MENSAGENS ME AJUDARAM MUITO, E ATRAVÉS DESTA, DEUS ME RESPONDEU. OBRIGADA!
QUE DEUS A ABENÇÕE.

Suelen disse...

Poxa.. Sabe D. Nanda eu nem tinha parado para pensar.. e isso é realmente verdade.. para que namorar se não esta pronta para casar.. Me apegar em Jesus enquanto isso é muito melhor doke dar brecha para o pecado né!!!
Ta ligado!!

Anônimo disse...

Senhora Nanda é mesmo temos que ve bem pois a vinha um rapaz na igraja que eu esta observando achando que ele poderia ser o homem de DEUS certo para mim, no dias do pais descobri que ele tinha filho porém nunca vi o filho dele e nem alinça de compromisso.

Por isso é bom ananlisa e usa a fé inteligente.

Anônimo disse...

Dona Nanda, eu sinto que ja estou preparada para casar, e meu namorado tambem, queremos casar, e nos 2 trabalhamos, estamos para fazer a nossa casa...mas no começo do namoro foi uma coisa que so vendo...
Eu não sou muito de namorar ele apareceu do nada, quis brincar comigo, mas Deus lhe mostrou que com mulheres DEle não se brinca,...

Mas do nada ele mudou, ficou na linha, tinha fama de paquerador, era o menino que brincava com todas, que tinha quem ele quisesse, e quando me conheceu não gostava de mim, e nem eu dele,mas começamos a namorar assim mesmo, comecei a lhe conhecer, e ele a mim, derrepente ele ja foi me apresentando os amigos, e um deles lhe disse na cara " mas o que tu gostaste nessa moça, ela não faz o teu tipo" e ele tambem não soube responder, começamos a namorar sem meus pais saberem e ele decidiu conhecer a minha familia, apresentei e ele começou a ir para minha casa, não vigiei, cai em tentação, me arrependi, e eu tinha a impressão de amar mas a ele do que a Deus, mas quando decidi voltar ao meu 1 amor isso tudo passou, to firme em Deus, pus as cartas na mesa e disse para ele, eu não vou fazer nada que não for da vontade de Deus, se voce não resistir eu abro a mão de voce, e voce estara livre para voce fazer o que quiser, com a fama que ele tinha por um instante eu pensei que ele fosse dizer ok, tchau...

Mas para minha surpresa ele disse que me ama muito e que achou em mim uma mulher diferente de todas que ele conheceu, e que vai esperar ate ao casamento...
Parece coisa de outro mundo, mas ele mudou muito e todo mundo não acredita nisso, porque ate as amigas dele ele ja não fica com elas nem fala com elas, e quando uma moça vem pa se oferecer para ele, sem demora ele priva e diz que tem namorada e que me ama muito...

Se fosse tempos atraz ele não diria não...
Agora intensionamos casar, e temos os mesmos desejos, de não ter filhos agora, mas um facto curioso...
Meu pai esta separado da minha mã, e ele não aprova o meu namoro, e mesmo assim eu lhe desebodeci, porque para meu pai eu tinha que casar com um muçulmano, e viver a religião, sou como se fosse a ovelha negra da familia, a única neta dos tantos que a minha avo tem que corre o risco de não aparecerem no meu casamento, porque vou a igreja, e como consequencia meu pai esta dificultando o meu casamento e ao meu ver nem me ajudar com os preparativos não quer, mas eu creio em Deus e sei que Ele não desaponta a ninguem, por isso prefiro não ter festa de casamento do que ter e viver infeliz, e sem Deus.

Eu tenho uma tamanha Fé que serei ainda mas feliz, porque eu confio em Deus...
E alertar as outras moças que vigiem muito, pois o diabo anda ao nosso derredor, para se aproveitar de cada piscadela de olhos que agenti da.

Deus abençoe a todos...
Moçambique

Luana disse...

Já passei por uma situação dessas, e estou tendo que renunciar para fazer a obra de Deus no ALTAR , porque ele não quer esperar

Anônimo disse...

sempre acreditei que o amor deveria ser um grande encontro,contagiante e etc...achei estranho a forma com que você se referiu ao mesmo.acho que não é necessário uma receita para nos relacionarmos com as pessoas,eu ate consigo entender que você seja religiosa e tal mas não lembro de ter visto isso em nenhuma passagem da bíblia.
P.S:sou sua admiradora porque você via a vida por vários ângulos,mas,infelizmente você deixou a desejar...um abraço

Anônimo disse...

A sra fez abrir os olhos de varias garotas! Pois eu era assim, namorava demais e no final, eu tinha medo do tal "casamento". AGORA, estou orando com alguem, peco a Deus que seja da vontande Dele, e estou preparada para casar!

Na fe!
Kisses

Anônimo disse...

amiga
peço a sua ajuda gosto de um rapaz na igreja ele e + novo do que eu. nao sei se ele gosta de mim
o que faço falou para ele ou fico na minha espera o que deus faça a vontade dele + nao agueto mais guarda isso comingo me ajuda preciso de um conselho urgente.
muito obrigadqa!!!!