domingo, 10 de janeiro de 2010

O que está escondido, precisa ser encontrado.


Desafio 30 para as solteiras

Outro dia, Deus me revelou algo muito forte que até me fez chorar.

"Meu Deus, eu quero ser melhor e não cometer os mesmos erros do passado. Quero enxergar onde errei. Quero poder me corrigir e nunca mais agir da mesma forma."

Essa era a minha oração, mas não foi somente uma vez, foram muitas vezes com palavras diferentes, mas o mesmo contexto. Foram muitas, pois parecia não haver resposta, eu orava, mas ainda não sabia onde havia errado.

Na realidade, muitas eram as razões que encontrava, mas no fundo, sabia não serem a raíz do problema, eram razões superficiais que não me impediriam de cometer o mesmo erro de novo.

Comecei a voltar ao passado, visitei o problema na minha memória, visitei outras situações parecidas, vasculhei a mim mesma. Foi algo dolorido no começo e me perguntei... "Porque dói tanto?"

"NÃO SE FAÇA DE VÍTIMA!" foi a resposta dura e clara que recebi.

"Oh, vítima? Eu?" pensei um pouco magoada.

"OLHA AÍ DE NOVO, AINDA SE FAZENDO DE VÍTIMA! PARE DE SENTIR PENA DE SI MESMA PELO QUE ACONTECEU, SE REALMENTE QUER ACHAR O PROBLEMA!"

Entendi neste momento a razão de ser dolorido... Sentia pena de mim mesma...

Essa pena, me cegava e não me deixava ir a diante, chegar a raíz...

Peninha de mim, me fazendo de vítima, não seria isso uma forma de orgulho para não aceitar meu erro??!!

Comecei então a questionar minhas emoções, que antes pareciam tão inocentes, mas agora enxergando o que eram de verdade!

Lobos em pele de cordeiro, para inocentemente me derrubar. Orgulho maldito sai de mim!

Me desabei diante de Deus, reconheci meu erro e pedi perdão...

Não era o suficiente, ainda precisava descobrir a raíz!

Continuei minha busca e depois que eliminei o problema mencionado à cima, não foi difícil descobrir o outro, pois sem a "peninha de mim", pude me enxergar sem emoções.

O que quero te dizer com isso?

Não importa quão "perfeita", "santinha", "numa boa", "sem problemas" nos encontramos no momento, precisamos nos vasculhar.

Os erros existem, mas se você não vasculha, não os encontra e se não encontra, não muda e se não muda, mais cedo ou mais tarde sofrerá as consequências.

Existem alguns sinas evidentes de que precisamos urgentemente nos vasculhar, achar a raíz e cortá-la:
  1. Você está sempre envolvida com os mesmos problemas. Aconteceu uma vez e o mesmo acontecendo de novo e de novo.
  2. Você não vê resultados da sua fé.
  3. Parece que Deus não a ouve e não responde.
  4. Tudo parece dar errado na sua vida.
Esses são apenas alguns que me vieram a cabeça, creio que tenham mais...

Lembrem-se, o problema NUNCA É COM DEUS! NUNCA É CULPA DELE!

Outra dica importante:

  • Deus permite os problemas para aprendermos, mas se colocarmos a culpa em outras pessoas envolvidas NUNCA, aprenderemos. Se você estava envolvida, esqueça os outros e procure aquilo que Deus quer mostrar a VOCÊ!

Tarefa 30

"Se vasculhe, encontre o erro, peça perdão, pense em como mudar e coloque em prática."

Isso irá ajudar muito também, pois quando não vasculhamos nossos próprios erros, temos a "tendência" de olhar para o lado e querer vasculhar os erros das outras pessoas.

Com certeza, o que irá encontrar não será nada agradável, talvez te faça chorar, mas questione suas emoções e não pare por aí...


30 comentários:

GISLAINE disse...

Era exatamente isso q precisava ouvir.
temos q nos vasculhar pois as vezes achamos que estamos nos dando na obra quando na verdade não estamos

Unknown disse...

è dna nanda com essa sua mensagem nao precisei me vasculhar muito mas vou orar pra me livrar dele obrigada pelos conselhos para mudar bjjjs fica na fé

Anônimo disse...

JA ESTOU CHORANDO...MAS NAO VOU PARAR POR AQUI E NEM DESISTIR.

Jéé Cardoso disse...

Arrebentou.

Alessandra Esteves disse...

Dª Nanda nem me fale! Como dói descobrirmos aonde estamos errando e quanto mais oramos e achamos que só Deus pode mudar, vemos que o maior responsável por essa mudança somos nós mesmos.
Ele pode nos dirigir, nos orientar, mas quem tem o poder da mudança, de si "lapidar", de se quebrar e começar de novo, somos nós mesmos, é difícil, porque fere muita das vezes o nosso "eu".

Unknown disse...

Muiito forte!!!

Essa é a resposta para quelas perguntas que constantemente nós fazemos.

Por que minha vida não muda?

Faço tudo direitinho mais nada dar certo?

Por que Deus não responde as minhas orações.....?

É hora de deixarmos de sentir pena de nós mesmas e vasculhar a nossa vida mesmo que seje doloroso e difficil de reconhecer.

Com ajuda do Senhor Jesus concertza iremos conseguir.

Um grande Beijo dna Nanda.

Mônica Miranda disse...

D. Nanda...tudo que eu precisava ouvir. Mto obrigada pelos seus conselhos. Bjs.

Lilian Cunha disse...

A verdade, D. Nanda, é o q a sra falou: 'Não importa quão "perfeita", "santinha", "numa boa", "sem problemas" nos encontramos no momento, precisamos nos vasculhar.'

Eu comecei a fazer isso há um tempo atrás... Qdo passamos por um problema mto grande, devemos nos vasculhar, pois sempre há algo lá no fundo q explique tudo o q passamos. Foi como a sra citou: Não é fácil se fazer cego a qqer erro alheio, se despojar de sentimentalismos, para enfim enxergar nitidamente seus próprios erros. Mas quando decidimos fazer isso, Deus nos renova!

Foi mto bacana ler esse post hoje... É como se Deus dissesse: 'É esse o caminho. Persevera... Reconhecer os erros não te faz suja, ainda q pareça assim. Isso te limpa, pois só assim, vc poderá nunca mais cometê-los, por mínimos q pareçam!'

Dijandira Ferreira disse...

Vou orar a Deus para que Ele me mostre onde tenho errado. Não quero cometer os mesmos erros.

Paully Santos disse...

Aconteceu o mesmo comigo e não tem muito tempo. Depois de enfrentar uma semana de muitas lutas sem sucesso procurei ver o que estava de errado comigo e não com Deus. Não estava vendo resultados da minha fé. Ontem dia 10 de janeiro assistir a reunião e no momento da busca procurei mim vasculhar e Ele mim mostrou o que estava de errado comigo. Mim senti tão renovada, avivada e hoje nem pareçe que sou a mesma pessoa. Não que as coisas já mudaram da noite para o dia, mas agora estou indo na raiz do problema e vou vencê-lo. Quando arrancamos o mal pela raiz o problema não tem mais como dá frutos.

Beijinhos D.Nanda
Paully Santos
www.paullysantos.blogspot.com

Unknown disse...

Sinceramente dna. nanda o artigo foi excelente,precisava dessa mensagem mais do que nunca...
Que o nosso Deus continue abençoando a senhora...
bjs e fique sempre na fé!!

Unknown disse...

Olá a D.Nanda e a todas as meninas que por aqui passam ja tem alguns dias que estou com uma duvida,e se vcs puderem me ajudar ficarei grata.Quando digo que entreguei alguma problema nas mãos de Deus,isso quer dizer que não preciso mais orar por ele?Se alguem puder me ajudar,meu email e adalrs@hotmail.com tenho todas vcs como se fossem minhas amigas.Bjs.

Carol disse...

É a mais pura verdade dna Nanda. Eu também era assim, sentia pena de mim mesma, e isso só piora. O pior de tido era que eu culpava Deus por tudo, aliás, eu culpava todo mundo, menos eu mesma, quando na verdade eu era a ÚNICA culpada.

Amei esse post, muito forte e bacana.

Beijos

:-)

Unknown disse...

Valeu,
Me senti exactamente assim a 2 semanas pra tras e um sentimento horrivel.
Me sentia culpada por tudo que me estava acontecendo no momento.
Mas Deus e maravilhoso com sua doces palavras a cada dia me comfortava me ensinava dizendo que a correcao produz disciplina e misericordia e que a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvacao.
Olha amigas Deus e muito bom, eu nao sei como explicar e incrivel.

beijos

Thalita Bastos disse...

Hmm, pura verdade!

Anônimo disse...

obrigada era isso que eu tinha q ouvr agora vou lutar para poder ser uma obreira melhor .torçan por mim essa jornada nao vai ser facil .vou vasculhar minha vida .sabe a pouco tempo eu estava mais confusa mas essa decisao e consertesa pra mudar a minha vida ,eu ja cancei de ser sempre a vitima de tanto comentarios maldosos disendo que eu sou bruta demais quero ser doce com as pessos .orem por mim.obrigada D.nanda bezerra que DEUS abençoe seu ministerio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Alcilene disse...

Olá, D. Nanda, sempre visito o seu blog, mas nunca tive coragem de postar nenhum comentário, mas revendo os post do desafio de 40 dias, fiquei com vontade de fazer, mas infelizmente o meu marido virou totalmente a cabeça e se envolveu com uma menina de 16 anos... Não aguentei, e o mandei para fora de casa... Mas, amo o meu marido e o quero muito de volta, mas nascido de Deus...
Ele anda tão sumido, desde o dia 31/12/09 que a gente não se vê, ele me ligou algumas vezes, mas nem fala em voltar...
Será q fazer o desafio no meu caso resolve? Levando em conta que a gente está sem contato algum...

Nanda Bezerra disse...

Alcilene, com suas orações e atitudes sábias, acredito que sim.

Leia todos e pratique o que puder.

Faça uma corrente de oração para que Deus venha operar em seu marido.

Fique na fé amiga! Seja forte!

Deus irá te honrar!

Alessandra Esteves disse...

Olá Dª Nanda, estou amando os posts e dicas das solteiras. Estou imprimindo todos os posts desse desafio e fazendo uma apostila, para estar futuramente presenteando uma outra amiga, que não tenha acesso a internet.
Tive uma idéia e não sei o que a senhora acha. Sei que quem sou eu para dizer algo para a senhora, mas achei bacana, então resolvi compratilhar com a senhora e si gostar, irá abençoar agente.
Vejo que a senhora tem muitas amigas esposas que se prepararam para si casar, cada uma fez algo para se preparar ainda Solteira. Se elas pudessem, cada uma colocar uma dica para deixar pra gente, um tópico do que elas acham importante e o que elas fizeram para que hoje os seus sonhos se tornassem realidade.
Bem Dª Nanda só foi uma idéia que tive, porque irei colocar nessa apostila como se fossem aqueles capítulos "extras" que tem em alguns livros ou DVD's. É sempre algo a mais interessante.

Um Beijo Dª Nanda admiro muito a senhora e quero ser como a senhora, ter esse espírito que a senhora tem, ser de Deus e virtuosa como a senhora tem sido. Que Deus continue cuidando a cada dia mais da senhora, lhe dando forças, saúde e seu Santo Espírito para a senhora estar sempre podendo passar as suas experiências para nós. Beijo e que Deus a abençoe!!!

Vivi Mase disse...

Dna Nanda isso me fez refletir minha vida Obrigado por isso Devo vasculhar e pedir perdão a os meu erros Deus abençõe a Sra cada dia mais e mais como tmb seu ministerio

EVA disse...

POR FAVOR LEIA]FOI OTIMO LER ESTA MENSAGEM POR FAVOR FALE MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO POIS NOS AJUDA DE TAL MANEIRA QUE A SRA. NEM IMAGINA ATÉ DÓI SÓ DE PENSAR QUE TEMOS TANTAS COISAS ESCONDIDAS, ESTOU PASSANDO POR 1 LUTA MUITO MUITO GRANDE E DEUS TEM ME MOSTRADO AONDE PRECISO MUDAR POIS A MINHA VIDA ÉO ALTAR E NÃO IMPORTA AONDE MAS EU QUERO CONTINUAR SERVINDO ;MIL BJSSS P/SRA.

Nanda Bezerra disse...

Querida Alê,

obrigada pelo carinho e gostei muito da sua sugestão, vou pensar em como colocar em prática...

Beijocas

Nanda Bezerra disse...

Eva, tento passar para vcs tudo que posso, vou me esforçar mais, com certeza.

segue na fé amiga!

Beijinhos

Anônimo disse...

Acho a senhora parecida de rosto com aquela atriz do zorra total a Myriam Martim, principalmente quando está loira!!

Anônimo disse...

Apesar de achar que a senhora fica mais bonita morena!!

Luciana Ferreira T. disse...

Dona Nanda amo seu blog.
Eu entrei na IURD tinha 15 anos hoje tenho 27.
E é maravilhoso como o Espirito Santo usa seus servos.
Quando vou a reunião peço a Deus que use seu servo, e que ele fale comigo.
Foram muitas as vezes que a reunião parecia pra mim, e tudo que era falado no altar vinha de encontro ao meu coração, e hoje ele usa blogs ........ e vasos de honra como a senhora que deixar ser usada por ele.
Como é bom saber que podemos crescrer melhorar mudar, vencer nossos limites.
Derrubar barreiras.
Dona Nanda DEUS já me mostrou e tem mostrado aonde tenho que mudar, mas sempre peço a ele que me ajude.
Lendo a biblia, e vendo como era os cristãos do passado, as qualidades que cada um deles tinham. Busco ter também.
E a senhora é linda ...........
Beijos
Ass: Luciana Ferreira

Adrielle Kawahara disse...

Amo muito seu blog dona Nanda, desde meus 7 anos sou da IURD, com 11 anos fui levantada á obreira, e aos 23 me casei com pastor, e amo estar servindo ao meu Senhor Jesus no Reino de Deus.
Tenho um blog também.
Onde escrevo artigos para orientação feminina, amo escrever.
Se der Dona Nanda passe lá.
um grande beijo
na fé.
Adri Kawahara

Anônimo disse...

Meu Deus como pode??

Quero aqui delegar.. Como essa ideia de blog é algo de Deus.

Como muitas vezes ja ocorreu, passo por tribulações, aflições, e entro no blog o artigo todinho fala com o momento que estou passando...
E esse não foi diferente..
Muito Forte mesmo...

e essa é a Fé
'Não importa quão "perfeita", "santinha", "numa boa", "sem problemas" nos encontramos no momento, precisamos nos vasculhar.'....

Nathalia Faria

Stefanie Versiani disse...

Olá dn Nanda. Realmente esse artigo era tudo que eu precisava ouvir. Estou passando uma luta tão grande e eu sei que falta forças de minha parte para realmente fazer essa "vasculha" em mim mesma.
Gosto muito de um rapaz que faz a Obra, nós namoramos por um tempo mas terminamos por imaturidade nossa. Sofri muito, me senti culpada por tudo que aconteceu e além disso não conversávamos. Depois de muito tempo ele me procurou, pediu desculpas pelo que aconteceu, disse ter reconhecido alguns erros dele e mudado em muita coisa. Voltamos a conversar apenas, porém não passou muito tempo aconteceu tudo de novo e novamente paramos de nos falar.
É como a sra disse, as vezes sabemos onde está o problema e damos uma de vítima, colocamos o sentimento na frente para não ter a dolorosa atitude de reconhecer que 'sou eu' a errada.
Agradeço a Deus por ter usado a sra para postar este artigo. Me ajudou muito a abrir meus olhos e tomar uma decisão...

mymy disse...

NANDA..REALMENTE,PRECISAMOS NOS VASCULHAR..PRECISAMOS NOS ENCONTRAR E MUITA DAS VEZES ISO NOS CAUSA DOR,É COMO QUANDO NOS MACHUCAMOS.,SABE ONDE PRECISAMOS MECHER P SARAR??NO PRÓPRIO MACHUCADO, ISSO VAI NOS TRAZER DORES,MAS SÓ ASSIM PODEREMOS SER SARADOS. NÓS SOMOS O ALTAR DE DEUS, E MUITA DAS VEZES ESSE ALTAR ESTÁ SUJO,IMUNDO,AS VEZES LINDO POR FORA,MAS SÓ DEUS SABE COMO ESTA POR DENTRO..MAS EU CREIO,QUE O TEMPO DE LIMPEZA CHEGOU!!!BJUS NANDA CONTINUE SENDO ASSIM, USADA POR DEUS..BJUS ADMIRO MT VC