segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Florzinhas... Comer "junk food" para engordar ajuda?


Outro artigo com fatos importantes...


Todos estão acostumados a ler diversas notícias sobre dietas milagrosas e novas formas de perder peso.

Mas o que devem fazer os magros, que lutam para que a balança mostre alguns quilinhos a mais?

Se a sua resposta foi "eles devem apenas comer mais", errou.

O objetivo de quem quer "engordar", na verdade, deve ser ganhar mais massa muscular e não simplesmente aumentar a porcentagem de gordura no corpo e, para isso, não adianta consumir mais alimento indiscriminadamente.

De acordo com a nutricionista Alessandra Caviglia, em geral se deve fazer uma dieta rica em carboidratos e proteínas, mas sem gordura. No entanto, ressalta que "cada um tem um metabolismo diferente e é preciso estudar qual dieta terá que fazer para ganhar peso de maneira saudável".

Para alguns casos, em que só comer mais não garante a quantidade de proteínas e carboidratos necessários para ganhar massa magra, costumam ser recomendados suplementos alimentares especiais.

Estes suplementos, que podem ser na forma de milkshakes hipercalóricos, são bastante usados por praticantes de musculação e atletas em geral. Eles costumam garantir, em uma dose, os carboidratos existentes em todo um almoço completo.

Só a alimentação, no entanto, não faz milagres.

"É sempre necessário o acompanhamento de exercícios, principalmente os de musculação", explica Alessandra.

Os exercícios podem inclusive ajudar a quem não tem fome, pois naturalmente abrem o apetite.

A principal maneira de se saber qual dieta seguir e quais exercícios fazer é procurar um especialista e pedir uma análise da composição corporal.

Primeiramente se mede a porcentagem de gordura que a pessoa possui, que pode ser feita por contato (dobra cutânea) e por bioimpedância (medição por corrente elétrica).

Os níveis de gordura considerados saudáveis são entre 12% e 17% para os homens e entre 20% a 26% para as mulheres. Mas Alessandra adverte: "o pessoal malhado das academias têm um percentual mais baixo."

É preciso lembrar que a junk food não ajuda a ganhar massa muscular e, de acordo com Alessadra, ela só faz aumentar o nível de colesterol do sangue.

As pessoas magras, segundo ela, também podem ter o colesterol alto.

Para quem quer aumentar o peso sem engordar, o melhor mesmo é manter uma dieta de acordo com o seu tipo de metabolismo e praticar musculação.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal essa matéria para quem quer engordar - "no meu caso". Seguirei as dicas sem exagerar.

Obrigada!

paloma monteiro disse...

Oiiii D.Nanda td bom???
Eu sou do grupo da florzinha e fiquei muito feliz em ver a preocupação da senhora em nos ajudar...amei as duas mensagens da senhora e é bem isso que acontece quando eu falo que quero engordar todo mundo fala para mim sair comendo um monte de coisa...e não é isso que eu quero eu quero engordar sim mais com saúde...
Beijooos até +

Na fé Obr. Paloma

Anny Araújo disse...

Muito interessante essa colocação,pois muitos acham que simplesmente engordar é sair por aí comendo tudo que tiver pela frente rsrs! Muito bom essa dica, preciso ganhar mesmo massa muscular,mas assim om saúde!