segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Sejam Sábias...


Desafio 19 para as solteiras

Outro dia algo aconteceu que me revoltou tanto que até cheguei a chorar!

Uma jovem que faz parte do grupo jovem, tem atendido as reuniões, mudado sua vida de forma a agradar a Deus, estava indo bem cedo pela manhã para a igreja, quando foi abordada e estuprada.

Quando soube fiquei passada, sem acreditar. Não pode ser! Como pode?!!!

O que acontece normalmente é o famoso questionamento... Meu Deus como pode isso acontecer com ela?? Porque? Porque? Porque?

Pois é, começamos a questionar a Deus, não é mesmo?

O mais interessante é que quando coisas boas acontecem, geralmente, não se atribui a Deus! Muitos nem mesmo O são gratos.

Depois de saber melhor sobre como tudo aconteceu, achei que esse era um assunto que deveria trazer até vocês.

Essa jovem mora em uma favela e havia saído muito cedo para participar de uma reunião às 6 da manhã, estava escuro e ela estava sozinha em um lugar muito perigoso!

Nada justifica, mas precisamos ser sábias meninas!

Vigiar é importantíssimo!

Tarefa 19

Aqui vão algumas dicas para as jovens:

1- Se vai participar de uma vigília, nunca volte para casa sozinha. Sempre combine com alguém para voltarem juntos.

2- Evite a todo custo ficar até muito tarde da noite na igreja, se estiver desacompanhada.

3- Se as reuniões do grupo jovem terminam tarde ou são em horários em que poderiam ser perigosos para você, converse com seu pastor para encontrarem uma solução, não estará pecando por isso.

4- Nunca pense que abordar esse assunto com seu pastor, demonstra falta de fé, muito pelo contrário, ignorar se arriscando, mostra uma fé sem inteligência.

5- Nunca aceite carona de estranhos, ainda que estejam dentro da igreja.

Sejam sábias meninas!!!

21 comentários:

chloé disse...

Gente é muito forte! Que horror!
Obrigada por me ajudar a ser prudente.
Que Deus lhe abençoe. :)

Anônimo disse...

complicado fazer o que a sra esta orientando,sei que é o correto, mas o pastor da minha igreja segura a gente até as 23 hs, se não ficamos ele nos repreende na frente de todo mundo dizendo que quando éramos do mundo chegávamos na madrugada em casa e não dávamos desculpas, meu esposo briga muito comigo e me mandou mudar de horário de reunião, na sexta feira quando há vigília então só chego em casa mais de meia noite, muitas obreiras estão brigando com o esposo por causa disso, e não temos com quem falar, e se falarmos seremos discriminadas como perturbadas,eu sei que o Senhor Jesus me escolheu para servir a Ele por isso não reclamo mas eu sei o que tenho passado por isso mesmo meu esposo sendo obreiro pois moro 30 min. de distancia da igreja, na periferia da zona leste , é um lugar perigoso , eu fiquei sabendo de uma obreira que foi estuprada no brás e a única coisa que o pastor disse é que era pra vigiar e não andar de uniforme, mas o horario de saída continua o mesmo.

Caroline disse...

Na verdade o que vou dizer não tem nada a ver com o que a sra postou, mas como não tenho o e-mail da sra e nem o da Dna. Cristiane potanto me perdoe mandar por aqui:

Olá Dna. Nanda

Sempre estou visitando o blog da sra. e da Dna. Cristiane e confesso que me ajuda muito com questôes que as vezes não tenho a quem perguntar, pois sou tímida e difícil de me abrir com as pessoas!!

Com respeito a Fogueira Santa, todos os meus sacrifícios valeram a pena, pois vi resultados em todos, o meu primeiro sonho já foi realizado através dela, porém eu quero participar desta, não posso ficar de fora.. mas sabe, meu coração não esta apegado a nada, pelo menos a minha cosciência me diz isso.. não tenho sentido "dores" na alma e isso faz com que eu pense que, por enquanto não quero nada que seja urgente, claro que quero as maravilhas de Deus na minha vida, mas meu principal foco tem sido eu, minhas mudanças e isso tá me fazendo muuuito bem, não tenho vivido de altos e baixos e nem vou viver mais!!!

A sra deve ta se perguntando o que realmente eu quero perguntar!! Bom é o seguinte, o que eu posso fazer p Deus que vai chamar Tua atenção e vai demonstrar o quanto quero algo dele mesmo que não esteja doendo?? A sra deve ter algum sacrifício em mente, algo que eu possa fazer que vai ser inédito p Deus!!
Fica com Deus e que Ele abençõe e cuide da sra e do seu esposo cada dia mais =)

Beijos Carol

Anônimo disse...

dd

Anônimo disse...

Eu me lembrei de um versiculo em que o Senhor Jesus foi tentado pelo diabo e o diabo falou pro nosso senhor pra pular de um abismo "que aos seus anjos dara ordens para que te guardem", ai Jesus falou "nao tentaras ao Senhor, teu Deus". quando eu saio frequentemente sozinha de madrugada num lugar perigoso, estou tentando a Deus. quando ando a mais 120 km/h do carro, estou tentando a Deus. Quando nao uso a sabedoria, estou tentando a Deus e dando margem pro diabo agir e ter chances de me destruir.

Caroline Galter disse...

É a mais pura verdade! Eu tinha um medo tremendo de andar sozinha por causa de uma trauma, hoje o Senhor Jesus me curou, porém, eu estou sempre vigiando, minha mãe diz que não tem nada a ver andar sozinha de noite, eu já penso ao contrário e estou sempre vigiando. Deus guarda, mas não é por isso que você vai dar mole pro diabo!

Luana Peruzzo disse...

Muito forte isso, nossa! imaginei a reação da sra, pois iria ser a minha também!
dona, o nosso pastor aqui não deixa nós irmos sozinhas para casa à noite, principalmente tbm quando há vigílias ou uma reunião de obreiros que temos que ficar mais tarde! Quase sempre fico na Igreja até mais tarde principalmente no fim de semana e uma vez eu fazia dessas dona, de vir sozinha pra casa... até que um dia quase fui assaltada e ainda estava eu e mais uma jovem!
realmente temos que ser sábias e vigiar!
bjkas
isso é muito importante
Lu

Anônimo disse...

É dn Nanda, o q a senhora diz é a mais pura verdade,mas eu tenho que concordar com a amiga acima que diz que alguns pastores ficam conosco em reuniões até mais tarde, e geralmente eles argumentam justamente que no mundo ficávamos na rua até a madrugada. É necessário conscientizá-los tmb sobre isso, pois eu creio que eles são homens de Deus, basta um maior esclarecimento sobre isso.

lidiane disse...

Realmente devemos vigia
A palavra de Deus diz:
Vigiai e orai...

Dijandira Ferreira disse...

Muito interessante esse artigo dona Nanda, porque fala de usar a fé mais uma fé inteligente. Me fez lembrar de um caso que o pastor pedia para a obreira vim orar de madrugada e só q ela estava sempre sendo perseguida, e falei pra ela que nao era certo ela vim sozinha q poderia ser perigoso. E ela ficou com certo receio de esta sendo fraca na fé. E por meio desse artigo compreendi ainda mais que obedecer é melhor que sacrificar, e temos que vigiar e proteger nossa vida. Deus abençoa mais temos que fazer nossa parte.

Muito forte!! estou aprendendo a ser sábia por meio desse blog.

Dijandira Ferreira disse...

Aconteceu um caso no RN, o pastor juntamente com alguns membros foram orar num monte de madrugada, sendo que esse monte ficava ao lado dA favela, lugar onde os bandidos circulavam constantemente. Aconteceu que alguns foram espancados e o pastor morto.

Acho q eles nao tiveram uma fé inteligente, tb temos que ter noção do perigo...

Deus nao pede somente para orar; mais vigiar tb. Eis a explicação de algumas tragédias, os cristãos oram mais nao vigiam...

Francisca disse...

Eu acho q mesmo que os pastores digam que tem que ficar se é perigoso quem é sabio vai embora, e fala diante de Deus. Tenho certeza que Deus entenderá porque é a vida da pessoa que está em jogo; e quem tem o Espírito Santo sabe que isso é o certo. Não é bom se arriscar. Pra homem é mais fácil, mais mulher tudo é mais dificil; nao pode sair tarde da noite. É melhor obedecer a voz do Espírito Santo que sabe o que é melhor pra gente. As vezes o ser humano nao tem noção do perigo leva só pelo lado da fé; mais temos que ser sábios tb.

Roberta disse...

AMIGAS...SE O HORÁRIO NÃO DÁ PRA VOCES POR SER PERIGOSO A VOLTA PARA CASA, NÃO SE ARRISQUEM... POR FAVOR, USEM A FÉ INTELIGENTE!!!

MUDEM DE IGREJA. PASSEM A FREQUENTAR UMA IURD MAIS PRÓXIMA DA CASA DE VOCES, OU MESMO MUDEM DE HORARIO DE REUNIÃO.

NÃO DEIXEM DE TOMAR UMA ATITUDE PREOCUPADAS COM O QUE O PR A E B VÃO FALAR. DEVE SER COMUNICADO, OBVIAMENTE, MAS SE ELES NÃO CONCORDAREM, PACIÊNCIA!!!

VÃO NA FÉ DE VOCES!
OU VÃO ESPERAR ACONTECER O PIOR PARA TOMAREM UMA ATITUDE?

Anônimo disse...

Vou orar por essa jovem do Brás é realmente perigoso.
Acho que as vezes falta consciência de ambas as partes.
Todo Pastor deve cuidar de suas ovelhas.Nenhum homem mexe com outro homem na rua, mas se for uma mulher já sabe.......
Eu mesmo no mundo, nunca fui doida de ir em balada sozinha e ficar até tarde lá.
Sempre disse para o pastor da fj, que se ele fosse terminar a reunião dele tarde , eu não iria........
E as vigilias vigiem amadas irmãs.
Obrigada Dona Nanda
Mas uma vez me abençou com sua mensagem....

CAROLINE disse...

Os pastores costumam ser irredutíveis quanto às reuniões de obreiros e/ou discipulado. E realmente como algumas comentaram, eles se utilizam do argumento:
- Quando vcs eram do mundo não tinham medo de ir em baladas sozinha.
E realmente eu saía muito antes de me converter. Mas fui inteligente o suficiente para ter esse discernimento e pensei:
- Se eu continuar tendo atitudes irreponsáveis, voltando tarde da noite para casa e sozinha, nunca serei nova criatura!
Resumindo, abandonei TODOS os velhos hábitos e infelizmente tive de deixar a obra, pois o pastor não me compreendeu.
Porém agora estou feliz, bem com Deus e minha família passou a me ver com bons olhos e não mais como uma garota irresponsável influenciada pelos pastores.
Um grande abraço.

Anônimo disse...

D.NANDA a mais ou menos dois anos atrás na época da Fogueira Santa um Pr. orientou a um grupo de solteiras que não trabalhavam, que elas vendessem algo para construir o sacrifício, só que elas teriam que viajar pelas redondezas próximo da cidade, sendo assim teriam que ir pedindo carona pois não tinham como pagar passagem, pois ele havia feito isso antes na igreja anterior e deu certo. Diante deste conselho começou a surgir comentários negativos desse grupo de solteiras que muitas vezes tinham que ficar na beira da estrada acenando com a mão para os caminhoneiros e outras vezes acabavam voltando tarde e não conseguiam carona e acabavam dormindo pelas rodoviárias.Um dia, um responsável de um grupo da igreja tentou abrir os olhos do Pr. mais ele não quis ouvir e repreendeu-o muito forte.Passaram-se alguns dias e lá naquela igreja que ele havia passado, uma obreira solteira continuou seguindo o exemplo que ele havia ensinado, só que o novo Pr. delas não concordava e mesmo assim ela insistiu e pediu que o novo Pr. deixasse ela ir com uma jovem solteira pois, não iriam de carona e sim pagando o transporte. Só que esta obreira era muito querida pelo Pr. anterior, ele a tinha como uma filha e visse e versa, ela querendo seguir a risca o que o pai na fé tinha ensinado desobedeceu o novo Pr. e foi de carona com outra jovem recém convertida resultado, foram vender num dia de feriado, pegaram carona num caminhão de lenha, num certo trecho do caminho veio uma moto em alta velocidade onde um rapaz bêbado dirigia a moto, o motorista do caminhão tentou livrar e o caminhão acabou virando, o motorista e a esposa se arranharam e as duas jovens solteiras foram jogadas para fora e esmagadas pelas lenhas, logo após socorridas, chegaram ao hospital irreconhecíveis. A que era recém convertida morreu logo mais a outra ficou muito esmagada pelas lenhas e ainda assim chegou no hospital cantando um hino e pouco depois veio a falecer. Essa obreira, antes disso tudo acontecer veio visitar nossa igreja e fez amizade com todos e foi muito triste para nós receber esta notícia. Procurei resumir o máximo, desculpe se faltou algo a esclarecer mais gostaria que a senhora me respondesse sobre isso tudo que aconteceu. Que Deus abençoe a senhora.

Nanda Bezerra disse...

Queridas Amigas,

Meu conselho é o seguinte:

Não façam aquilo que vocês não tem fé para fazer e usem a inteligência.

Se o pastor pediu e você acha arriscado, falem com ele, se ele não aceitar e você não tem fé para fazer aquilo, então, não façam.

Quem sou eu para ir contra pastores ou bispos, mas eu tenho exemplos...

O Bispo Macedo é super cuidadoso, trabalhamos com o Bispo Renato Cardoso que é super cuidadoso e vejo meu marido com esse mesmo cuidado para com as mulheres e principalmente as jovens na igreja.

Mas vejam bem amigas, todas nós precisamos ter a nossa fé e se algo vai contra ela, então, nos mantemos nela. O negócio é ter fé para isso e ficar firme se houver consequências.

Querida Amiga anônima, espero que a sua questão e todas as outras tenham sido respondidas a cima...

Quando eu era do mundo fazia muitas tolices inclusive baladas até de madrugada, mas eu era inconsequente. Será que depois de convertida e consciente das coisas certas e erradas, devo continuar no erro?
Isso vai contra a minha fé, mesmo que um pastor me dissesse para fazê-lo, iria pedir desculpas, mas não o faria... Mas vejam bem, essa é a minha fé...

Dijandira Ferreira disse...

Eu gostaria de saber se o blog de dona Cristiane Cardoso mudou. Estou tentando acessar a dias e não consigo, sempre trava.


Alguém sabe dizer se o site está com problema?

Grata.

Anônimo disse...

Olá Dna.Nanda
graças a Deus minha mãe sempre foi uma mulher de Deus prudente eu era obreira da catedral e morava em um bairro afastado ,pois quando dava 21:00 hs ,tendo acabado ou não a reunião tinha que ir embora pois era perigoso ,se eu desobedece ela me colocava de castigo ,me deixava uns dias sem ir a igreja,naqula epoca se deixasse saia da igreja so na hora que fechasse; hoje tenho essa conciencia,que temos que vigiar.

Ana disse...

q forte! Tadinha da moça...estarei orando por ela. Concordo com o que a senhora disse, eu ja passei por uma situaçao aonde o pastor mandou eu ficar mas eu nao fiquei e fui colocada no banco. Mas nao pense que fiquei triste, isso me deu mais força para lutar e criou uma revolta contra o diabo que queria me pegar de todas as formas. Permaneci firme e Deus como sempre honra. Nao reclamei com o pastor nem fui entregar ele para o bispo, orei por ele e Deus me honrou. La na frente esse pastor saiu, coitado mas as vezes por falta de maturidade muitos fazem isso. Nos temos que fazer na nossa fe e nao na deles.

Anônimo disse...

Não se trata somente da pessoa ir na fé, porque o exemplo dessas obreiras que foram na fé delas e mesmo assim sofreram consequencias ruins. Temos que ir na fé inteligente, avaliar as situações e saber se estamos sendo sábias; sem colocar em risco nossa vida.

A senhora respondeu muito bem Dona Nanda.