quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Como guardar o coração?


Nossos olhos vêem inúmeras coisas, escutamos outras tantas, afinal não vivemos dentro de uma cápsula.

Pensamentos bombardeiam a todo momento, acontecem mal entendidos, injustiças, acusações, maus tratos.

Como lidar com tantos sentimentos, sem contaminar o coração?

Guardar o coração engloba mente, vontades e emoções. Ou seja é algo interior mas que se demonstra através das atitudes, inclui o que é dito, visto e feito.

Mas então como guardá-lo? Vejamos o que diz a palavra de Deus.

1-“Sobre tudo que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4:23

Primeiro, crie essa consciência, de que não podemos permitir que nenhum sentimento ruim exista dentro de nós, afinal onde há luz não podem existir trevas. Está em jogo a salvação.

2-“Desvia de ti a falsidade da boca e afasta de ti a perversidade dos lábios.” Vers. 24

Guardar o coração também é cuidar o que se diz, nunca falar coisas perversas ou falsas que contaminem o interior, como o Senhor Jesus disse “ não é o que entra pela boca que contamina ao homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem”. Mateus 15:11

As palavras mostram o que está dentro da pessoa.

3-“Os teus olhos olhem direito, e as tuas pálpebras, diretamente diante de ti” vers. 25

O que vemos também pode sujar nosso coração. Não ter maus olhos é fundamental, a pessoa que vê tudo com maldade tem tendência a julgar e querer fazer justiça com as próprias mãos.

Não é fácil ver atitudes erradas e escutar coisas absurdas sem reagir, o melhor é olhar para si mesma e não correr o risco de guardar magoas.

4- “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam retos. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.” Vers. 26-27

Viva longe do mal sem desviar- se da palavra de Deus. Veja que caminho tem seguido, o do bem ou do mal?

Não se preocupe com o que os demais possam pensar de você, preocupe-se sim com o que Deus pensa de você.

Por Tânia Rubim

6 comentários:

Unknown disse...

Olá ja tinha lido essa mensagem e gostei muito tenho lutado para agradar o meu Senhor e guardar mo meu coração.Hoje e meu aniversario ficarei feliz se a senhora fiser uma oração por mim.Abraços

Paully Santos disse...

Quando li essa mensagem pela primeira vez, ela mim ajudou muito, pois até então eu acreditava que apenas orar pedindo a Deus para guardar o meu coração seria suficiente. Através dessa mensagem percebi que exige muito mais de mim do que de Deus. Guardar o coração exige sacrificio diário da minha parte.

Abraços D.Nanda!

Denise Martins disse...

Gostei muito deste post, pois é de fato o que acontece, somos bombardiardos o dia inteiro com palavras que ouvimos e gestos que vemos, mas a diferença está na forma que nos vemos essa situação poriso ter bons olhos é essencial para nos não julgamos pois como mulheres de Deus temos que agir com misericordia.

Andréia Costa disse...

Olá Dna Nanda! Tudo bem?

É sempre um prazer comentar suas postagens !!

Nós aqui do Rio, tivemos uma reunião com o Regional do nosso bairro a respeito exatamente disto! Como guardar o coração!
Aquela reunião pra mim foi tão maravilhosa que até hoje eu me lembro tudinho o que o pastor falou. Cravou no meu coração de tal forma, que até anotei no meu caderninho para jamais esquecer.

Já imprimi esta mensagem para colocar lá no mural da minha igreja.

Beijinhos D. Nanda !!

Que Deus a abençõe e ilumine cada vez mais !!!

Andréia Costa - Rio de Janeiro

Rosana de Alexandria disse...

Muitobom esse texto, já enviei via twitter .
Um grande abraço,
Rosana de Alexandria.

Rita disse...

Dona Nanda e amigos:
Muito completo este estudo sobre guardar o coração. É exatamente esse o caminho. Guardar as entradas por onde as contaminações entram. Manter-se vigilantes. Não é fácil e exige disciplina, mas é essencial.
BJ